x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 725

Mercadoria importada por Santa Catarina, e vendida em Rondôn

Anderson Gallo

Anderson Gallo

Iniciante DIVISÃO 1 , Economista
há 9 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 17:57

Estou abrindo uma empresa de importação. Terei uma matriz em Rondônia e uma filial em Santa Catarina, para poder usufruir do benefício fiscal do ICMS. Operarei por conta em ordem de terceiros, por meio de uma trading.

preciso saber qual a melhor forma para eu poder operar e meu produto se tornar mais competitivo.

1 - importo a mercadoria com 4% de ICMS, deixo-a estocada em um armazém geral em SC, e de lá, emito uma nota fiscal de saída para um lojista em RO, e o lojista ficará responsável para pagar a diferença do ICMS.
2 - importo a mercadoria com 4% de ICMS, e faço uma transferência de mercadorias para a minha matriz em RO, e as deixo armazenadas em RO, nesta operação, o produto chegará com 4% em meu depósito também?

gostaria de um exemplo numérico para saber o que seria mais viável, contando apenas o valor do ICMS, sem contar custos fixos e variáveis.

no primeiro caso, o produto sairia com nota fiscal de SC para RO, com 4% de destaque, certo? e o contribuinte aqui em RO pagaria a diferença.

no segundo caso, eu imitiria uma nota de saída, da minha matriz em RO, neste caso, eu teria que pagar 17% de ICMS sobre o valor de venda, me creditando dos 4% que eu paguei na importação, correto?

preciso saber o que seria mais viável, e qual seria o preço de venda para o varejista, sabendo que minha empresa atuará como um atacado.
Para mim, é mais conveniente ter o produto armazenado em RO, mas não sei qual a viabilidade disso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade