x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 474

substituição tributaria icms

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 16:23

Meus amigos, boa tarde.
Sei que este assunto é desgastante, mas preciso fechar umas informações para um cliente do escritório e acredito que posso finalizar com as informações dos senhores.
Primeiramente as situações e depois as perguntas:
1 - Empresa do lucro real que compra apenas para revender:
ao adquirir um produto para revenda, seja o fornecedor de SP ou de outro Estado, ele já vai recolher o icms antecipadamente, ou seja, serei contribuinte substituido; Ou ele vai enviar a NF sem impostos para minha empresa, porque já é contribuinte substituido.
Quando eu revender este produto para outro revendedor ou usuário final que está no estado de SP, emito a NF sem impostos, uma vez que o mesmo já foi recolhido pelo meu fornecedor... até aí tudo certo?
Porém, seu eu for revender para uma empresa revendedora ou usuário final em outro Estado, como devo proceder? Passo de contribuinte substituido para contribuinte substituto, fazendo a retenção do icms e colocando também no icms próprio, como seu eu fosse o fabricante?

2 - Mesma situação acima, apenas mudando minha empresa de lucro real para simples nacional. Como proceder?

Por favor, meu ajudem.
Obrigado mais uma vez.
Edvaldo

Alex Santin

Alex Santin

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 16:45

Ao meu ver não, pois não faz sentido algum calcular novamente o ST em uma mercadoria que a empresa so revende

O ICMS ST já foi recolhido pelo fabricante. Você não precisara calcular novamente , independentemente para quem for vender ( distribuidora ou consumidor final) o ICMS ST já foi calculado pela fabricante para todas as etapas seguintes.

Simples Nacional funciona da mesma maneira.

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 16:50

Boa tarde Edvaldo,

é preciso maiores informações para análise, ncm da mercadoria, ver os protocolos entre estados, etc..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade