x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 7.450

Emissão NF-e CFOP 2101

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 10:05

Bom dia.

Uma empresa pode emitir uma nf-e de entrada, com CFOP 2201. Em decorrência a um extrapolamento do prazo de cancelamento da Nf-e?
Não seria necessário o comprador emitir uma nf-e de saída com o CFOP 6201?

Qual a base legal?

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 10:18

Meu cliente explicou da seguinte forma.

Fez o pedido de venda em abril, só que no final de abril pediu pra cancelar o pedido de venda no dia 04/05, mas a nota fiscal já havia sido emitida em 22/04.
Pois bem, o fornecedor emitiu em 04/05 uma nota fiscal uma nf-e com CFOP 2201, porém a mercadoria já havia sido entregue na loja do meu cliente.

Minha dúvida é, o próprio fornecedor pode emitir uma nota fiscal com esse CFOP? Ele não depende exclusivamente da nota fiscal de saída do meu cliente?

Att.
Felipe R.

- Provérbio inglês.
Hélder  Oliveira

Hélder Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 10:27

Entendido.
O fornecedor emitiu a nota de devolução para ele mesmo como meio de dar retorno ao produto e evitar o recolhimento a mais de imposto já que a mercadoria seria devolvida. Neste caso seu cliente deve devolver a mercadoria e emitir a nota de devolução informando a nota de entrada e o motivo da mesma.
Vale ressaltar que o cliente/fornecedor deve verificar a nota/produto no momento da emissão/recebimento evitando assim transtornos já que o prazo legal para cancelamento é de 24hrs.

Att,

Hélder Oliveira S.

há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 10:31

Correto.

Mas se meu cliente emitir uma nota fiscal de saída(devolução), não ocorreria uma devolução duplicada? Haja visto que o fornecedor emitir uma nota de devolução pra ele mesmo?

Att.
Felipe R.

- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade