Maria Irene de Souza Simoes
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Será que alguém pode me ajudar?
Só trabalho com empresas que estão no Simples, porém só agora recebi um e-mail da SEF MG que uma das minhas empresas perdeu o Simples e tenho que mandar DAPI retroativo da mesma.
É um mercadinho que tem cupom fiscal e me manda todo mês aquelas fitas de Leitura de Memória de Cálculo e eu só pegava o total, apurava o Imposto do Simples e pronto.
Mas agora a história mudou, pois ele vai ser Débito e Crédito no Estado e agora as dúvidas se amontoaram... Fui na SEFMG, mas não entendi nada do que me explicaram.
Vou fazer um questionamento aqui e, por favor, se alguém souber me ajuda.
Como mercadinho ele compra de vários fornecedores e a maioria, além de ICMS destacado na NF, vem também com destaque de ST, ou seja, pelo que entendi ele paga ST na entrada de mercadorias.
Pelo que entendi esse valor de ST destacado na NF de entradas eu coloco no campo 108 da DAPI MG, certo?
Fiz isso, mas nada mudou na apuração da DAPI (esse valor não abateu o imposto a pagar)
Dúvidas:
O ST que ele pagou na entradas de mercadoria não abate em nada o imposto de ICMS a pagar? (Fiz essa pergunta na SF e eles me falaram que esse abatimento é na NF de Saídas das mesmas mercadorias) Mas como faço isso?
Lembrando que ele tem a máquina de cupom fiscal e me manda a leitura todo mês.
Copiei o dados finais do mês de janeiro da Leitura Memória Fiscal e peço para que alguém analise e me diga se entre esses valores tem o ST de saída que eu preciso e como faço o DAPI (onde coloco esses valores).
Total do mês 01 de 2015
Venda Bruta (R$) 46.148,98
DT=0,69 AT=172,80 CT=100,37 F1=44963,27 N1=1084,65
Desde já agradeço.