x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 5.939

DIME - Retificar crédito período antetior reduziu

Marina Schreiner

Marina Schreiner

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 09:41

Bom dia pessoal!

Estou com uma dúvida sobre DIME, onde preciso retificar informações, pois diminuiu o valor do crédito....gostaria de verificar se alguém de vocês já passou por essa situação....

Para entender o caso :
Fazemos mensalmente a DIME de uma determinada empresa.
Recebemos uma comunicação da Secretaria do Estado, onde nos orientou a alterar alguns lançamentos de notas fiscais de entrada, pois como são mercadorias com ST, estávamos colocando como crédito o ICMS, mais o ST, mais o IPI.
Tivemos então que alterar os lançamentos de algumas notas fiscais de entrada, por causa do crédito de ICMS, que acabou diminuindo um pouco.
Gero o arquivo e quando tento entregar na DIME, apresenta o erro: "Linha: 25. Descrição: Registro 26. Valor do item 10 não confere com o saldo credor para o mês seguinte do item 998 do quadro 9 informado na DIME do mês anterior".
Para ir regularizando já a situação, vamos retificar de janeiro/2015 pra cá..... embora alterei notas desde janeiro/2014. É que passou o prazo já para retificar período de 2014, certo?
Eu havia pensado em colocar a diferença que deu desse crédito, em "Outros débitos", porém dá erro no site da DIME.

Então eu pergunto a vocês, como posso retificar essas informações? Eu queria retificar a partir de jan/2015 só para já ir regularizando a situação.... Mas tem alguma maneira onde eu possa alterar direto o valor do "Saldo credor do mês anterior", já que dá erro se informo ali como 'outros débitos'. ?? Se já aconteceu com vocês, como vocês fizeram isso?

Muito obrigada pessoal.

Visitante não registrado

há 9 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 14:15

Marina, boa tarde

A mensagem diz que o saldo credor do período anterior não bate com o saldo credor para o período seguinte do mês anterior.

O correto é começar ajustando desde o mês de janeiro de 2014 e vir trazendo tudo para frente.
Você poderia lançar em estornos de créditos porém mesmo assim quando você for apurar o mês de dezembro de 2014 o saldo credor para janeiro de 2015 não irá fechar com o saldo credor do período anterior lançado naquele mês.

Todos os meses em questão tem saldo credor?
Se um mês não tiver pode começar por ele.

Espero que tenha explicado de um forma decente...

Marina Schreiner

Marina Schreiner

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 14:45

Jaques, boa tarde.
Obrigada, isso mesmo.... Eu até gostaria de começar retificando desde o começo, que é janeiro/2014, porém passou o prazo... Daí eu iria fazer janeiro/2015 mesmo.... mas como não puxa certo o valor do saldo credor de janeiro/2014, eu não consigo alterar 'manualmente' esse campo ? Sabe me dizer se existe essa possibilidade? No nosso sistema, eu coloquei esse valor da diferença como outros débitos, mas quando gera o arquivo até vai no campo outros débitos esse valor, mas na verdade eu queria que alterasse direto no campo do saldo, sabe?
E pior que teve em todos os os meses diferença, se não faria como você sugeriu...

Visitante não registrado

há 9 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 15:02

Mas Marina se você mudar manualmente o saldo credor...

não vai conflitar com que tem na DIME do mês anterior? é o que está ocorrendo.
Mesmo se você colocar como outro débito depois não teria que retificar novamente a DIME?

Mas mesmo assim... Já tentou colocar o valor em estorno de créditos?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade