Nossa Welison Santos
Eu vou tentar te explicar com base na sua citação:
Tenho o código "A", de descrição "Blusa 1m he 199" (Significa que é uma Blusa de 1ª linha masculina da Hering de R$ 19,90) no valor de R$ 19,90.
Essa peça aumentou para R$ 24,90
Então agora eu tenho que colocá-la no código "B", de descrição "Blusa 1m he 249" (Significa que é uma Blusa de 1ª linha masculina da Hering de R$ 24,90) no valor de R$ 24,90.
Veja o que você citou: está tratando a mesma "Blusa de 1ª linha masculina da Hering". Quando você altera a
descrição do produto, vai ter que seguir o que o Registro 0200 determina:
"Quando ocorrer alteração somente na descrição do item, sem que haja descaracterização deste, ou seja, criação de um novo item, a alteração deve constar no registro 0205."Quando você altera a descrição "1m he 199" para "1m he 249", você não tem um novo produto, entende? Você tem o mesmo produto "Blusa de 1ª linha masculina da Hering", porém com uma
nova descrição.
Agora, se você tem um código "A" (para "Blusa 1m he 199") para o produto "Blusa de 1ª linha masculina da Hering", e tem um código "B", para o
mesmo produto, que só mudou a descrição para "1m he 249", vai se perder no controle de
estoque.
Entenda por um exemplo:
Você recebeu no dia 01/06/2015, 10 unidades do produto "Blusa de 1ª linha masculina da Hering", cadastrou ele com o código "A", e descrição "Blusa 1m he 199", certo? Então você tem 10 unidades do produto "Blusa de 1ª linha masculina da Hering".
Daí no dia 15/06/2015, vamos supor que já foram vendidas 05 unidades do mesmo produto em questão ("Blusa de 1ª linha masculina da Hering"), naquele código "A", certo? Daí você analisou e disse: "Eu posso vender um pouco mais cara essa peça". Então você foi lá, cadastrou
o mesmo produto com código "B", só mudando a descrição. Bem, você vai ter que dar um estoque pra ele. Ai você colocou as 05 peças que ainda restaram nesse código "B".
Pergunta: quantas peças do produto "Blusa de 1ª linha masculina da Hering" você tem no estoque, no dia 15/06? 05 ou 10?
No exemplo que eu citei, você terá 10 unidades do mesmo produto no seu Sistema, porém, quando fizer o balanço, vai perceber que, mesmo vendendo 05 unidades, que estavam contidas no item "B", sobraram 05 unidades que ficaram "esquecidas" no item "A".
Agora você pode estar se perguntando: é fácil, basta eu ir lá no estoque do "A", zerar, e passar para o estoque do "B". Ai chegamos ao
Inventário. Entenda o que o próprio Registro 0200 menciona:
"A identificação do item (produto ou serviço) deverá receber o código próprio do informante do arquivo em qualquer documento, lançamento efetuado ou arquivo informado (significa que o código de produto deve ser o mesmo na emissão dos documentos fiscais, na entrada das mercadorias ou em qualquer outra informação prestada ao fisco), observando-se ainda que:"Ai você deve se perguntar: Minha
contabilidade, tem o conhecimento de que procedo dessa maneira? O que poderá acarretar para a minha empresa esse procedimento que realizo? Consigo controlar o meu estoque?
Se a sua contabilidade permitir você realizar tais procedimentos, sem uma regra Fiscal, faça. Siga o que eles te orientarem, sempre!
Então Welison Santos, estude uma outra forma de solucionar o seu problema. Peça ajuda a sua assessoria que tenho certeza que vão criar uma solução para o seu caso.