x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 10.411

JOAO SILVESTRE

Joao Silvestre

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 08:53

Caros amigos do fórum.
Se uma empresa de SP é fabricante de um determinado produto que é sujeito ao ICMS-st e vai vender para outro estado que tem protocolo, mas a venda é para usuário final contribuinte (material de consumo para o adquirente), sei que esta empresa fornecedora vai recolher o diferencial de alíquota; Mas vai usar o cfop 5.101 ou 5.401?
Obrigado.

JOAO SILVESTRE

Joao Silvestre

há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 09:33

Diogo, obrigado.
Aproveitando a oportunidade: caso eu faça a venda deste mesmo produto, mas para uma indústria de outro estado (por exemplo, o material que estou vendendo será industrializado pelo adquirente), também utilizo o cfop 5.401?
Grato.

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 10:28

Eu gostaria de aproveitar o questionamento do sr. João Silvestre: se a empresa é fabricante de SP e vende seu produto a contribuinte que vai industrializar, em outra UF e tem protocolo, deve vender com 6.401, mesmo que a operação para industrializador não incidir o ST? ou seria o cfop 6.101?
E por outro lado, se a mesma empresa remetente é contribuinte substituído e fizer a venda para indústria, nas mesmas condições acima, ou seja, para o cliente industrializar, usa o CFOP 6.102 ou 6.404?
Ajudem a mim e ao João... acho que estamos mais ou menos no mesmo barco.
Abraços.

JOAO SILVESTRE

Joao Silvestre

há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 14:50

Então acabamos tendo as mesmas dúvidas.
Resumindo e solicitando a ajuda do pessoal do fórum:
situação 1:
fabricante de SP - vendendo para outra UF mercadoria sujeita ao ICMS-st (com protocolo) - destino no cliente: industrialização: CFOP 6.101 ou 6.401?
situação 2:
contribuinte substituído estabelecido em SP - vendendo para outra UF mercadoria sujeita ao ICMS-st (com protocolo) - destino no cliente: industrialização: cfop 6.102 ou 6.404?
Meu entendimento:
Sabendo que venda para indústria não se aplica a ST, entendo que na situação 1 o cfop seria 6.101 e na situação 2 seria 6.404 (neste último caso porque, embora seja para indústria, o ICMS já foi retido anteriormente).
Está correto meu entendimento?
Se puderem me ajudar, ajudarão aos dois.
Muito agradecido.

Diogo

Diogo

Prata DIVISÃO 3 , Assistente
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 09:06

Bom dia João ,

Tanto na situação 1 e na 2 quando ocorre vendas interestaduais e o cliente vai utilizar para industrialização não tem o que se falar em substituição tributaria, portanto o CFOPs, devem ser sem substituição 6.101,6.102 etc.. No material contido nos protocolos informar as operações que não se aplica á substituição, para melhor esclarecimento sobre sua duvida passe o NCM e o estado de destino para conseguirmos chegar no mesmo denominador comun.

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 09:28

Diogo, bom dia.
A NCM é 8207 - ferramentas e o estado de destino é MG - protocolo icms 27/2009.
Só para apimentar um pouco a questão: não se aplica a substituição tributária nas vendas para industrialização, mas minha dúvida é porque o cfop 6.404 diz "venda de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, cujo imposto já tenha sido retido anteriormente" - ou seja, mesmo não se aplicando a ST, o imposto já foi retido...
Sou um contribuinte substituido que vende a mercadoria para outra UF.
Grato.

Vinícius Queiroz

Vinícius Queiroz

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 15:17

Boa Tarde,
Estou com varias duvidas...
Uma empresa de Taxi Aéreo compra combustível (5656 cfop), escrituro esta nota com o cfop 1653?
e as peças que ela compra para manutenção da aeronave e dos veiculos (6102 nota de entrada vem com cfop ) escrituro com esses cfop 2126 ou 1915 (Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo),
Fico agradecido quem poder me ajudar...

Atenciosamente
Vinícius Queiroz
Diogo

Diogo

Prata DIVISÃO 3 , Assistente
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 14:50

Edvaldo Luiz Bellozo ,

Mais no caso da utilização do CFOP 6.404, será mencionado quando houver protocolo, correto ? O seu questionamento seria porque sua empresa na cadeia da substituição tributaria ela é o substituto ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade