x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 14

acessos 7.563

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 15 julho 2008 | 08:58

Bom dia Marcos,

Você está fazendo uma pergunta que a resposta é muito extensa, apesar da pergunta ser curta. Não é uma dúvida que você quer solucionar e sim quer saber todo o estudo e procedimentos para uma empresa. Sugiro que procure seu Contador, ele tem que te orientar a respeito, e verá a extenção de todo este trabalho.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Marcos Antonio

Marcos Antonio

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 15 julho 2008 | 16:00

Pois, Gilberto sei bem deste detalhe já estou me embasando de alguns dados, vou administar uma filial e gostaria de um material didatico para auxilio em algumas emergências...

Obrigado.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 16 julho 2008 | 08:07

Bom dia Marcos,

Compra de matéria prima é para industrializar, você tem uma industria e comércio? Na filial você erá a apuração dos impostos estaduais, do ICMS e municipais, isso se você prestar serviços, existem industrias que prestam serviços de assistência ou manutenção. Os impostos Federais e a apuração do Balanço e Lucro Real são feitos todos na Matriz, claro que você vai ter que contabilizar a filial da mesma forma que a matriz, mas a apuração dos impostos federais é centralizada na matriz.

Bom tabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
Marcos Antonio

Marcos Antonio

há 16 anos Quinta-Feira | 17 julho 2008 | 15:31

Gilberto, a filial é uma empresa de industria e comércio, com lucro real, embora eu tenha um acompanhamento da matriz quanto aos impostos federais, eu presciso saber como funciona o sistema de debito e crédito de icms e ipi, e o pis e cofins como e quando é feito o recolhimento destes impostos.

Obrigado pela sua atenção.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 julho 2008 | 15:58

Marcos,

A apuração do ICMS e IPI, basicamente você toma crédito destes impostos na compra de materia prima e mercadorias para revenda e na venda você debita nas suas notas de saídas, ficando a diferença como saldo credor quando a entrada é maior e devedor o inverso onde vc terá que recolher os impostos no mês seguinte. Já o PIS e COFINS são centralizados na matriz, a apuração é da mesma forma que o ICMS e IPI. Olha estou falando pra você em linhas gerais tá, existem pormenores e detalhes que exige mais estudo e conhecimento. Pesquise os tópicos aqui no Fórum que você encontrará os detalhes das apurações, já foi muito comentado à respeito.

Bom trabalho

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 julho 2008 | 16:01

Marcos,

Quando digo que existem pormenores e detalhes que exige mais estudo e conhecimento, quero dizer que as atividades de industrialização e comércio, os produtos tem classificação diferenciada de tratamento fiscal, e cada empresa precisa estudar os seus produtos e ver a incidência e alíquotas dos impostos à recolher.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:17

Gil entendi perfeitamente oq disse, aliás quero agradecer pela sua atenção, a propósito eu sou quase seu conterranêo, sou de Osvaldo Cruz.
Esse lançe de débito e crédito de ICMS e IPI eu já conheço eu queria saber se vc tem algum material para estudo e sobre o recolhimento de impostos estadais e municipais tbm.

Um abraço.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:31

Marcos,

Eu não tenho comigo, usamos material da IOB, que são assinaturas mensais da empresa e consultamos muito na internet, creio que hoje é o melhor meio, sobre ISS você pode visitar o setor de Tributos da Prefeitura em que se encontra a sede da empresa e no ICMS tem o site da Fazenda.

https://www.fazenda.sp.gov.br/pfe/

Que bom que somos conterrâneos, rs, um abraço..

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:33

.....complementando, TEM O FÓRUM, aqui vocÊ entra na pesquisa e você encontrará muitos assuntos que já foram debatidos e esclarecidos, você conseguirá muitos conhecimentos aqui no FÓRUM CONTÁBEIS.

ABRAÇO

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 16:36

Veja algumas apostilas nese link abaixo;

www.scribd.com

Andressa Carbonel

Andressa Carbonel

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 14:38

Boa tarde !!!

Marcos vi que vc precisa de uma juda na área fiscal, ref. aos impostos. Vc disse que tb assina IOB, de uma olhada se vc tb assinam a parte de IOB on line, lá vc vai encontrar bastante material, como agenda tributária e ajuda para as principais operações da sua empresa. Se vc tiver acesso, acho que é uma boa forma para conhecer mais sobre os impostos.

Espero ter te ajudado.

Boa tarde

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade