x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 667

NF de devolução

LIA PIRES

Lia Pires

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 11:05

Bom dia.

Tenho que fazer uma devolução de compra, que segundo a NF que é de uma industria o valor do IPI soma-se com o valor dos produtos para dar a base do ICMS, a empresa que trabalho é repassar esse produto. Na devolução ja usei tudo e não consigo fazer essa soma para devolver esse produto no CFOP 5556. Tem alguem que possa me esclarecer referente essa devolução.

Grata,

Maria Regina

Luciano Mont Alvao

Luciano Mont Alvao

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 11:21

Lia Pires Bom dia,

Qual a opção de tributação que sua empresa é optante???
Se esse material adquirido é para revenda não pode ser CFOP. 5.556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo

Visitante não registrado

há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 15:29

Lia, boa tarde

a NF de devolução deve ser como que um espelho da nota de entrada.
Assim como que você escriturou esta entrada?

Compra de mercadorias (1.102)?
Logo você deve devolver como Devolução de compra para comercialização (5.202), e por ai vai.

Os produtos devem ter os exatos valores da entrada, mesmo que a sua empresa não apure IPI você destaca na nota e escritura como outros de ICMS, igual. O seu fornecedor terá de fazer essa entrada destacando o IPI que está destacado na nota para abater do imposto a pagar.

Luciano Mont Alvao

Luciano Mont Alvao

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 09:37

Lia Pires Bom dia,

Conforme Jaques Dix , CFOP 5.202 ou 5.201, com destaque de ICMS em campo próprio e IPI.

obs. se a sua empresa não for contribuinte do IPI, destacar em despesas acessorias para fechar o valor total da nota, o valor IPI não poderá ir em campo próprio, mencionar em campo dados adicionais o que se refere o valor em despesas acessorias.

.....

Alex Saldanha

Alex Saldanha

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 13:45

Boa tarde Amigos,

Meu cliente teve seus equipamentos roubados na obra, a contratante deve fazer o ressarcimento, qual CFOP devo utilizar para emitir uma nota para a contratante pagar meu cliente?

Desde já muito obrigado e no aguardo.

Alex Saldanha.

Visitante não registrado

há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 14:00

Alex,

tenta a 5.927: Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 14:08

Alex Saldanha,

Se vai representar ressarcimento em espécie, faça a NF de retorno desses equipamentos, e após emita uma NF de venda para seu fornecedor (ou material ou ativo imobilizado, dependendo do que seja), com isso voce irá ajustar seu estoque e gerar contas a receber.

Visitante não registrado

há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 14:11

Mas como o contratante vai dar baixa do estoque dele?

Eu fico em dúvida se é necessário a emissão de uma NF para ter o ressarcimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: