Ricardo Oliveira da Silva
Iniciante DIVISÃO 2 , Faturistabom a todos
sou faturista de uma empresa de comercio de pecas de bicicletas, não fabricamos nada so comercializamos,
nosso cnpj: 72.809.163/0001-20 e a razao da empresa CICLO MINAS COMERCIO IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA a empresa se localiaza em guarulhos- sp.
pois bem nós vendemos muito para o estado de minas gerais com substituicao tributaria, e estou com duvidas sobre o preenchimento da nota fiscal
nossa contabilidade nos indicou para fazer da seguinte forma:
exemplo:
valor total da mercadoria: 1.000,00
valor do icms 12% : 120,00
segue o calculo:
valor total da mercadoria * 45% + valor da mercadoria, que daria um resultado: 1.450,00 este resultado seria a base de calculo do icms de substituicao
ai pegava este resultado multiplicava por 18%, segue,
1.450,00 * 18% = 261,00
depois o resultado dado - o icms normal de 12%, segue
261,00 - 120,00 = 141,00 este resultado é o valor do icms a ser pago de substituicao
ai esse valores eram preenchidos da seguinte forma na nota fiscal:
valor total dos produtos: 1.000,00
base de calculo icms: 120,00
base de calculo do icms substituicao tributaria: 1.450,00
valor do icms substituicao: 141,00
valor total da nota fiscal: 1.141,00
ai nos geravamos um DAE na secretaria de minas com o valor do icms de substituicao e mandava para o cliente recolher
mais mudaramos de contabilidade e a contabilidade que entrou nova disse que estavamos preenchendo as notas fiscais de forma errada, pois nao poderia colocar o valor
de substituicao no campo valor do icms substituicao e sim no campo outras despesas acessorias. e tambem que nao teria que prrencher o campo base de calculo de substituicao tributaria;
ai é que esta a minha duvida pois emitimos notas fiscais com icms substituicao desde janeiro/2008 nao tivemos nenhuma reclamacao:
agora gostaria de saber qual a forma correta de preenchimento
se puder me ajudar eu agradeço
grato