x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.248

Fatura para uma empresa entrega em outra

Haroldo Rocha

Haroldo Rocha

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 18:09

Prezados,

A empresa em que trabalho ira comprar equipamentos eletrônicos e revende-los mas antes é necessário passar em outra empresa que ira configura-los.

Nossa empresa fica no DF
Nossa compra esta sendo feita em SP.
A configuração sera em SC.
A venda final é no DF.

Queremos que a encomenda saia direto do fornecedor SP para o configuração em SC mas não podemos fazer triangulação pois não iremos vender para quem configura a venda sera depois.

Quem tem uma ideia para que este transporte possa ocorrer caso contrario terei que receber o produto em Brasília e depois mandar para SC em seguida retornar para Brasília se conseguisse da outra forma economiza transporte e tempo.

Agradeço.

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 10:14

Bom dia, Haroldo Rocha!

Quando um estabelecimento mandar industrializar mercadorias, com fornecimento de matérias-primas, produtos intermediários ou material de embalagem, adquiridos de terceiro, que sem transitar pelo estabelecimento adquirente, for entregue diretamente ao estabelecimento industrializador, serão emitidas, ao longo da operação, três notas fiscais - duas pelo fornecedor e uma pelo industrializador.

- Nota Fiscal de Venda - O estabelecimento fornecedor deverá emitir a nota fiscal de venda em nome do estabelecimento adquirente, na qual, além dos demais requisitos deverão constar o nome do titular, o endereço e os números de inscrição, estadual e no CNPJ, do estabelecimento em que os produtos serão entregues, bem como a circunstância de que as mercadorias se destinam à industrialização.

Nesta nota fiscal, deverá constar o destaque do ICMS, quando devido, que será aproveitado como crédito pelo adquirente, se for o caso.

Os CFOPs e naturezas da operação desta nota fiscal serão os seguintes:
- 5.122 - Venda de produção do estabelecimento remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente (operação interna)
- 6.122 - Venda de produção do estabelecimento remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente (operação interestadual)
- 5.123 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente (operação interna)
- 6.123 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente (operação interestadual)

- Nota Fiscal de Remessa - O estabelecimento fornecedor deverá ainda emitir nota fiscal sem o destaque do imposto, para acompanhar o transporte das mercadorias até o estabelecimento industrializador, mencionando, além dos demais requisitos exigidos, o número, a série e a data da emissão da Nota Fiscal de venda, e o nome, o endereço e os números de inscrição, estadual e no CNPJ, do adquirente, por cuja conta e ordem as mercadorias serão industrializadas.

O CFOP desta nota fiscal será o 5.924 ou o 6.924, e a natureza da operação, "Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente".

- Nota Fiscal Relativa à Industrialização - O estabelecimento industrializador deverá emitir Nota Fiscal, na saída do produto industrializado com destino ao adquirente, autor da encomenda, na qual, além dos demais requisitos exigidos, constarão o nome, o endereço e os números de inscrição, estadual e no CNPJ, do fornecedor, e o número, a série e a data da emissão da Nota Fiscal por este emitida, bem como o valor da mercadoria recebida para industrialização e o valor total cobrado do autor da encomenda, deduzindo deste o valor das mercadorias empregadas.

Nesta Nota Fiscal, deverá constar o destaque do ICMS calculado sobre o valor total cobrado do autor da encomenda, o qual será aproveitado como crédito pelo autor da encomenda, se for o caso.

Nesta nota fiscal, devem constar o CFOP 5.924 ou 6.924, relativamente às mercadorias recebidas para industrialização, e o CFOP 5.125 ou 6.125, relativamente ao valor cobrado pelo industrialização;

Se as mercadorias tiverem de transitar por mais de um estabelecimento industrializador, antes de serem entregues ao autor da encomenda, cada um deles procederá na forma visualizada no tópico anterior.

- Nota Fiscal relativa à remessa para industrialização emitida pelo encomendante - Omissão na legislação - A legislação não faz referência quanto à emissão de nota fiscal pelo encomendante da industrialização ao industrializador.

Quando do envio das mercadorias com fim de industrialização, sem transitar pelo estabelecimento do encomendante, a legislação prevê que o fornecedor emitirá a nota fiscal contra o industrializador.

No entanto, observamos que é um tema divergente, sendo que, alguns Estados por meio de Consulta Tributária estabelece que o encomendante deverá emitir nota fiscal de “Remessa de mercadoria para a industrialização por encomenda”, utilizando o CFOP 5.901/6.901.

Ressaltando ainda, que nesta hipótese não se trata de substituição da nota fiscal emitida pelo fornecedor ao industrializador. A emissão de nota fiscal de remessa pelo encomendante, tem o intuito de regularizar o procedimento do negócio jurídico realizado entre encomendante original e industrializador.
Fonte/Base legal: artigos 249 a 250 do RICMS/DF, bem como Portaria 103/2010 e 84, II do RICMS/DF.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade