x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.555

Nota Fiscal Mod. 1

Janaina Martins

Janaina Martins

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 15:06

Boa tarde!

O parágrafo 6º do Art. 35 da parte 1 do Anexo V do RICMSMG informa que que a nota fiscal de venda a consumidor , modelo 2, relativamente ao pagamento efetuado com o cartão de c´redito ou de débito, deverá conter o nome da administradora e o número do respectivo comprovante de pagamento. Já o parágrafo 7º informa que o estabelecimento emitirá, ao final do período, nota fiscal modelo 1 ou 1-A global por administradora discriminando os valores totais das vendas e no campo "Informações Complementares", os números dos documentos fiscais emitidos para acobertar as operações.

Quando emitimos cupom fiscal para acobertar a venda com cartão por exemplo e temos emitir também uma nota fiscal, utilizamos o CFOP 5.929 (lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF).

Com isso, a minha dúvida é a seguinte: no caso da emissão desta nota fiscal mod.1 global, qual CFOP devo utilizar?

Janaina Martins

Janaina Martins

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 15:59

Na verdade não é cupom. A nota que será emitida para acobertar a venda no cartão de crédito será a nota fiscal Série D, pois a Empresa não possui sistema para emitir ECF.

Com isso fui informada que além de emitir a série D, ao final do período devo emitir uma nota fiscal modelo 1 ou 1-A global por administradora discriminando os valores totais das vendas e no campo "Informações Complementares", os números dos documentos fiscais emitidos para acobertar as operações.

Por exemplo: No final do mês de Junho a empresa teve 10.000 de vendas realizadas no cartão de crédito e para cada cartão foi emitida uma nota fiscal série D. Desse total de 10.000, 7.000 foi de venda de cartão da Administradora Visa e 3.000 da Administradora Master.

De acordo com o RICMS, além de eu ter que emitir as notas fiscais série D que acobertam a venda no cartão, ainda devo emitir no final do período uma nota fiscal MOd.1 Global, discriminado na parte da descrição dos produtos o total de venda de cartão por administradora (no caso do exemplo acima devo colocar na nota fiscal Mod. 1, em descrição dos produtos: TOTAL DE VENDAS VISA: 3.000 e TOTAL DE VENDAS MASTER: 7.000, totalizando o valor de 10.000).

Com isso não sei qual CFOP devo utilizar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade