Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 755

Credito de ICMS - Optante pelo Simples

Visitante não registrado

há 10 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 11:11

Bom dia Amigos

Já li e re-li alguns tópicos aqui referente ao assunto, sou novo na profissão e estou meio perdido.

Tenho um cliente que é deposito de bebidas, optante pelo simples, ele compra da AMBEV, quando importo a NF no meu sistema, ela vem com credito de ICMS (CFOP de entrada 5401, 5402 e 5403) , pergunto

entrada no meu livro vai ser sempre 1403?

o que faço com esse credito de ICMS? devo pagar algo ou ignoro?

Posso vender esse Credito?

quando gero o DAS eu seleciono (revenda sem ST) esta correto?

Sei que existe alguns tópicos, mais estou meio confuso, alguém teria alguma apostila?

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 13:32

Boa tarde,

entrada no meu livro vai ser sempre 1403? SIM

o que faço com esse credito de ICMS? devo pagar algo ou ignoro? O SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO FISCAL DEVE TER CAMPO PRÓPRIO PARA LANÇAMENTO DOS VALORES DE BC ICMS E VALOR DE ICMS ST. NO LIVRO FISCAL APARECERÁ COMO OBSERVAÇÃO. ESSAS NOTAS CONSTAM NO CAMPO OUTRAS DE ICMS NO LIVRO DE ENTRADAS,( ATENTAR PARA INDICAÇÃO DE OPERAÇÃO COMO SUBSTITUIDO).

Posso vender esse Credito? NÃO, A EMPRESA NÃO TEM DIREITO SOBRE ESSES CRÉDITOS, APENAS REGISTRE NO LIVRO FISCAL.

quando gero o DAS eu seleciono (revenda sem ST) esta correto? REVENDA COM ST, NA COLUNA ICMS CLICAR EM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. CFOP DAS SAÍDAS DESSAS MERCADORIAS , SEMPRE 5.405

Sei que existe alguns tópicos, mais estou meio confuso, alguém teria alguma apostila? NÃO TENHO APOSTILA SOBRE ST.

ESPERO TER AJUDADO.

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)

Visitante não registrado

há 9 anos Segunda-Feira | 20 julho 2015 | 11:22

Olá Letícia!

Obrigado pela explicação, mais ainda atenho duvidas.

1 - Não devo contabilizar então os ICMS, apenas devo colocar observação na entrada da NF, ex.: Observação no Livro (compra com ICMS ST), isso ? caso deva contabilizar, como contabilizaria?

2 - Nas NF de saídas o CFOP esta 5102, devo mudar para 5405?

3 - Na geração do DAS sempre assinalei (revenda sem ST) devo corrigir os meses anteriores colocando revenda COM ST? se sim, como?

Essas informações são apenas para o Simples Nacional?

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade