x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 891

ICMS DECLARADO x ICMS ESPERADO

Marco Abreu

Marco Abreu

Prata DIVISÃO 2 , Gerente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 13:04

Boa tarde!

Eu conversei com um amigo, ele me disse que existia um calculo provável que era feito para determinar se a empresa era sonegadora ou não do ICMS.
No entanto, a unica informação que passou foi a formula ICMS SONEGADO = ICMS DECLARADO - ICMS ESPERADO.
Existe algum lugar onde eu possa ter acesso a esta informação com demonstrações dos cálculos?

Att.,

Marco

Gerente de Contabilidade
Joclécio Freitas Santos

Joclécio Freitas Santos

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 15:07

Olá Marco,

Essas informações estão disponíveis nos documentos fiscais do contribuinte. É lógico que não estão explícitas, será preciso refazer cálculos e apurações.
O ICMS DECLARADO é a apuração feita pelo contribuinte, que resulta numa possível guia de arrecadação.
O ICMS ESPERADO é o resultado da apuração feita de acordo com as normas legais, por tanto, será o legítimo.

Caso o ICMS DECLARADO > ICMS ESPERADO - O contribuinte está pagando além do que deveria;
Caso o ICMS DECLARADO = ICMS ESPERADO - O contribuinte está pagando de acordo com a legislação vigente;
Caso o ICMS DECLARADO < ICMS ESPERADO - O contribuinte está sonegando o imposto.

JOCLÉCIO FREITAS SANTOS
Bel. CONTADOR
[email protected]
(79) 989-1812
Marco Abreu

Marco Abreu

Prata DIVISÃO 2 , Gerente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 18:24

Olá Joclécio

Obrigado pela resposta.
Acredito que este calculo seja um pouco mais complexo nos estudos que estou fazendo envolve as formulas, ICMS Declarado = FatCNPJ x [(CID - CIC x (1- ILBCNPJ)] e a formula ICMS Esperado = FatCNPJ x [(CID - CIC x (1- ILBSetor)].

A minha duvida consiste em encontrar um índice para IVA e ILB, e ao fim encontrar um índice provável de sonegação.

Legenda:
FatCNPJ = Faturamento no CNPJ
CID = alíquota média das saídas
CIC = alíquota média das entradas
IVA = Índice de Valor Adicionado
ILB = Índice de Lucro Bruto

Abraço

Marco

Gerente de Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade