x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.353

Emitindo NF de transferência de estoque

João Henrique

João Henrique

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 11:59

Pessoal, bom dia.

Estou com um caso bem interessante por aqui...

Estou com uma empresa do Simples Nacional e ela precisa ser baixada porque vai entrar outra empresa (com os mesmos sócios) no mesmo lugar onde a primeira estar... Preciso fazer uma nota fiscal de transferência de todas as mercadorias de uma para a outra. O questão é... Como irei emitir essa nota? Terei que pegar todos os itens e por na nota fiscal? E o ICMS, teira que destacá-lo de acordo com a alíquota do ICMS do Simples Nacional? Terei mesmo que pagar ICMS de novo?

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 13:10

João Henrique,

Veja bem..

Trata-se de 2 empresas distintas, portando a empresa que voce irá baixar efetuará uma venda de todo seu estoque para a empresa nova (que deverá já estar criada).
Depois da venda efetiva deste estoque é que voce poderá baixa-lá.
Com relação a emissão da NF de venda, voce terá que discriminar todos os itens que constam no seu estoque um a um com seus respectivos NCMs.
O icms será destacado segundo a alíquota vigente de acordo com a categoria do simples nacional a que pertence.
Em caso de dúvida, retorne ao fórum.

João Henrique

João Henrique

há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 13:18

Então vamos raciocinar juntos...

A empresa nova já está criada, e a antiga só vou baixar quando emitir esta bendita nota, então vamos lá:

CFOP: 6.152 e o ICMS será de acordo em que faixa eu estou no simples nacional.

E para o cálculo do simples nacional? Ainda terei que gerar o DAS de competência 07/2015 e terei que usar essa nota para o faturamento? (o faturamento iria lá pra cima...)

Itamar Kramm

Itamar Kramm

há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 13:33

João Henrique,

Nada de transferência...é NF com cfop de venda, cfop 5.102, pois segundo voce informa estão no mesmo local, sendo assim qualquer cfop com inicio 6 são para operações interestaduais, o que não é seu caso...me parece, não esqueça que são empresas distintas e não matriz e filial.

João Henrique

João Henrique

há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 13:39

Me desculpe...

As empresas são do mesmo local... o CFOP seria o 5.152 onde diz

"Mercadoria adquirida ou recebida de terceiros para industrialização, comercialização ou utilização na prestação de serviço e que não tenha sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, transferida para outro estabelecimento da mesma empresa."

Não acha que o CFOP 5152 não combinaria mais que o 5102 (venda)..

E como ficaria o faturamento da empresa? Irei escriturar essa nota e por la no anexo de comercio do simples nacional o valor total da nota?

Muito obrigado Itamar!!

Itamar Kramm

Itamar Kramm

há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 13:48

João Henrique

Trata-se de 2 empresas diferentes, com CNPJs diferentes, foi como citei acima, não se trata de matriz e filial.

E como ficaria o faturamento da empresa? Irei escriturar essa nota e por la no anexo de comercio do simples nacional o valor total da nota?

R: Exatamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade