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FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

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baixa de estpque

DANIELA WEBER

Daniela Weber

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 09:25

bom dia caros,
minha dúvida é referente a uma empresa do estado do Paraná, no ramo de supermercados, tributada pelo Lucro Real.

a mesma possui a panificadora dentro do supermercado aonde confecciona bolos/pães entre outros produtos, portanto essa empresa efetua compra de mercadorias, tanto para revenda a consumidor final como para uso na panificadora, eles dão a entrada dessa nota no cfop 1102/2102.
a dúvida esta em relação a baixa de estoque, por exemplo: a farinha, o sal, o açúcar que sai do estoque para ir para a panificadora para fazer o pão o bolo, como procedo nessa baixa? faço emissão de nota fiscal?
sei que o uso do cfop 5.927 não é permitido, mas eles emitem as notas de baixa de estoque neste cfop.
qual a forma correta para dar baixa no estoque das mercadorias que serão destinadas a uso da panificadora?

desde já agradeço a atenção!

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 14:10

Boa tarde, Daniela Weber!

Estoques são todos os recursos disponíveis em um determinado momento, que uma empresa pode utilizar para dar origem a um bem.

São quantidades armazenadas ou em processo de produção, com a função principal de criar uma independência entre os vários estágios da cadeia produtiva (Compra/Venda, Compra/Produção, Produção/Distribuição, Operação1/Operação2, etc.).

A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas.

No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos.

O termo "estoque" designa o "conjunto" dos itens materiais de propriedade da empresa que:

- São mantidos para venda futura;

- Encontra-se em processo de produção; ou

- São correntemente consumidos no processo de produção de produtos ou serviços a serem vendidos.

Ativos considerados estoques:

- Mercadorias para comércio ou produtos acabados (matéria-prima e mercadorias mantidas para venda);

- Materiais para produção (materiais comprados com a intenção de incorporá-los ao produto final através do processo produtivo);

- Materiais em estoque não destinados à produção normal, chamados também de indiretos, auxiliares ou não produtivos (itens fisicamente não incorporados ao produto final, como ferramentas, material de limpeza e segurança);

- Produtos em processo de fabricação ou elaboração (que inclui material direto, mão-de-obra direta e custos gerais de fabricação), devem refletir o custo atual dos produtos em processo;

- Custo das importações em andamento referente a itens de estoque.

As empresas comerciais, tendo como função a revenda de bens adquiridos prontos de seus fornecedores, têm avaliação de seus estoques simplificada.

Os estoques limitam-se, em geral, ao estoque de produtos destinados à comercialização e ao estoque de materiais diversos ou auxiliares que, referindo-se a itens adquiridos prontos, tem o seu custo disponível nos documentos de aquisição, restando, apenas para a devida avaliação do estoque, aplicar, sobre esse custo, o método de apuração definido na legislação em vigor.

As empresas industriais, por sua vez, transformando matérias-primas e acoplando componentes para compor o produto final, apresenta, além dos estoques encontrados nas empresas comerciais, os estoques de matérias-primas para produção e os estoques de produtos em processamento, cujos itens, uma vez concluídos, são transferidos para o estoque de produtos acabados, correspondente ao estoque de bens para venda das empresas comerciais.

DANIELA WEBER

Daniela Weber

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 14:40

obgda Dirceu pelo seu comentário, mas minha dúvida não é bem essa, talvez a pergunta não tenha ficado clara,

a dúvida esta em relação a baixa de estoque, por exemplo: a farinha, o sal, o açúcar que sai do estoque para ir para a panificadora para fazer o pão o bolo, como procedo nessa baixa? faço emissão de nota fiscal?
sei que o uso do cfop 5.927 não é permitido, mas eles emitem as notas de baixa de estoque neste cfop.
qual a forma correta para dar baixa no estoque das mercadorias que serão destinadas a uso da panificadora?

Dirceu Pereira

Dirceu Pereira

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2015 | 13:43

Boa tarde, Daniela Weber!

Pelo pouco que entendo, vejo que é necessário ter uma ordem de produção para que possa apropriar os produtos com os respectivos custos e assim fazer a baixa no estoque.
Quanto a emissão de notas fiscais para fazer a redução de estoques eu desconheço esse procedimento, pedimos aos colaboradores do Fórum que detiverem esses conhecimentos que compartilhem.

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