x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 796

Execução fiscal - ICMS - dúvida

Raquel

Raquel

Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2015 | 17:21

Boa tarde,

sou advogada inexperiente no ramo, e gostaria de tirar uma dúvida com os colegas.

Estou como curadora especial em uma execução fiscal, na cobrança de ICMS e multa, no valor inicial de 8 mil reais. A petição inicial faz menção a dois coobrigados, sócios, com seus respectivos endereços em cidades do estado de SP. A exequente é a fazenda estadual de MG.

Não há indicação de CNPJ da empresa. É possível haver cobrança de duas pessoas, ditas sócias, sem que haja um CNPJ da empresa? Por ser curadora especial não tive contato com nenhuma das partes, então fica difícil saber qual defesa irei apresentar.

Estou com essa dúvida porque estranhei a residência dos executados ser em São Paulo, e a execução ser referente a imposto estadual em MG, sendo que não há referencia alguma a empresa ou atividade no estado de MG.

Alguém pode me ajudar? Obrigada

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 07:32

Olá Raquel!

Acredito que a execução fiscal tenha sido redirecionado para o nome das pessoas físicas "sócias" da empresa. Na impossibilidade de ter havia a cobrança "na" empresa (dissolução irregular, empresa baixada, etc...) o fisco redireciona o débito contra as pessoas físicas sócias da empresa.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - malconcontabilidade@gmail.com
Raquel

Raquel

Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 10:12

Obrigada pela resposta, Umberto.