x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 1.050

ICMS- Substituição Tributária

Rafael Silva de Oliveira

Rafael Silva de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 13:46

boa tarde galera

sou novo na area fiscal, e estou cheio de duvida rsrs. mais a que eu quero compartilhar com vocês é a seguinte situação, meu cliente comprou mercadoria de fora do estado já fis toda a parte de consulta verificação se sua mercadoria adquirida esta na st ou não, enfim ela esta na st a duvida é o seguinte veio destado em nf o valor do desconto e ipi deduzindo o valor total da nota, o que eu utilizo para a base de cálculo do icms-st o valor total dos produtos ou o valor total da nf?

desde já muito obrigado!

Lucas Borges Marques

Lucas Borges Marques

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 14:07

boa tarde Rafael!

segue

Fórmula: ICMS ST = (Al x BC ST) – (ICMS operação própria)

Onde:

- ICMS ST = imposto a recolher por substituição tributária;
- Al = alíquota interna aplicável ao produto;
- BC ST = base de cálculo da substituição tributária apurada conforme regra aplicável ao produto;
- ICMS operação própria = ICMS incidente sobre a operação praticada pelo próprio remetente.

usando o Valor total dos Produtos.

SENDO:

valor total dos produtos multiplicado pelo MVA, sendo resultado a base de calculo do ICMS-ST.
A base de calculo multiplicado a alíquota interna do estado de origem, sendo o resultado diminuído pelo valor do ICMS de operação própria.

Grato.

Grato,

Lucas Borges Marques...
LUCAS HENRIQUE DE LISTA

Lucas Henrique de Lista

Prata DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 14:23

Boa tarde Rafael Silva de Oliveira, uso a mesma resposta que postei em um outro tópico:

Soma o Valor total dos produtos+frete+IPI+ despedas acessórias, desse total soma se o percentual de IVA original ou ajustado (nesse caso depende da mercadoria e do regime de apuração do fornecedor). Ai esse total será a Base de Cálculo.

Dessa base de cálculo multiplica pela alíquota interna do produto, encontra se nesse total um valor x.
Depois multiplica o valor total dos produtos pela alíquota interna, encontra se o valor y (ICMS da operação)
Ai você subtrai x-y, que será igual ao valor do ICMS ST, dessa maneira que faço aqui no estado de SP.

Espero ter ajudado.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 15:00

Os colegas acima estão certissimos, mas se puder acrescentar uma coisa. Pra te ajudar a entender o cálculo, se vc quiser nos passar os valores da NF fica mais fácil pra vc entender como se chega ao coeficiente final, quando se usa um exemplo prático. Ai podemos simular esse cálculo pra vc!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Rafael Silva de Oliveira

Rafael Silva de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 15:29

galera quem puder me ajudar a intender por favor :

valor total dos produtos 4.859,31 ( icms destacado na nf 495,65 )
valor total da nota 4.373,38 ( desconto 728,90 + ipi 242,97 )

iva ajustado 87,80%
alÍquota interna 18%

minha duvida É qual base eu utilizo para calcular a st??
obrigado galera

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:50

Rafael Silva de Oliveira boa tarde!

por favor, passe o NCM utilizado nessa nota fiscal assim posso simular no meu sistema e passar o calculo detalhado para você.

qualquer dúvida volte a postar

abraços

Diego Henrique Carvalho

Diego Henrique Carvalho

Bronze DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 17:12

Antes é bom confirmar o IVA ajustado?

IVA =((1+IVA)*(1-ICMS interestadual)/(1-ICMS interno))-1

Depois

Total ICMS = (total dos produtos + ipi) * IVA
Base de cálculo = (total dos produtos + ipi + Total ICMS)
ICMS Substituição = Total ICMS - ICMS destacado
Total da nota = Total dos produtos + ipi + ICMS Substituição

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade