x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.660

Aliquota de ICMS MG

MARIA DA CONCEICAO VIEIRA

Maria da Conceicao Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 16:03

Boa tarde,

Minha empresa estabelecida em Minas Gerais adquire de fora do estado o produto Norklin liquido corrosivo passivador com NCM 3810.10.10 para a utilizado como anti-ferrugem (decapagem de metais). Minha dúvida quanto alíquota interna de Minas Gerais para efeito de pagamento de antecipação do imposto,se 18º% ou 25%?

CONCEIÇÃO
Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 16:06

Olá,

As alíquotas internas do ICMS referente a essa NCM estão previstas no artigo 42 do RICMS/MG.

MARIA DA CONCEICAO VIEIRA

Maria da Conceicao Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 08:18

Bom dia,

Esta NCM não esta no art. 42.Minha dúvida se alíquota e 18% ou 25%, pois o fisco está cobrando 25% considerando um solvente, de acordo com a empresa o produto é usado para evitar o ferrugem como o zarcão, não é para solver, remover tintas, vernizes e outros produtos. Para mim, aliquota é 18%. Queria ter certeza qual alíquota para pagar o diferença de alíquota para estado.

CONCEIÇÃO
Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 09:24

A exata NCM não está exatamente explícito na lei citada... tem que ler esse artigo todo para interpretação.

Pela minha interpretação no artigo, alíquota interna é 18%.

No caso dos solventes, a alíquota interna é de 25%, de acordo com o artigo 42, inciso I, alínea "a.11", do RICMS/MG. Neste caso, a MVA Ajustada, quando cabível, será de 58,40%.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade