x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 449

Venda Fora do Estabelecimento ou Venda em Consignação?

Karen  Rocha

Karen Rocha

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 09:23

Prezados, minha dúvida está relacionada ao procedimento que uma empresa que presto serviços deve utilizar para efetuar suas operações de "venda em consignação".

Nas operações de VENDA EM CONSIGNAÇÃO, a pessoa jurídica emite a NF de venda em consignação, o destinatário emite uma NF retornando para a pessoa jurídica as mercadorias que não foram vendidas e a pessoa jurídica emite a NF de venda das mercadorias vendidas.

Contudo, meu cliente faz operações POPULARMENTE DENOMINADAS DE "CONSIGNAÇÃO" com pessoas físicas, o que no meu entender classificaria-se melhor como vendas fora do estabelecimento, já que as pessoas físicas não podem emitir notas fiscais modelo 1 frequentemente para efetivar a devolução das mercadorias não vendidas para meu cliente.

Em suas operações, meu cliente geralmente manda mercadorias para pessoas físicas fazerem as vendas fora do estado.

Gostaria de saber se o melhor seria que a empresa emitisse uma NF de venda fora do estabelecimento ou se ela deve emitir notas fiscais de venda em consignação?

Como seria a operação de venda fora do estabelecimento?

A empresa tem que emitir uma NF dela para ela mesma e mandar junto com as mercadorias blocos de NF série D para que a pessoa física que fará a venda das mercadorias conclua a operação?
No retorno.. ela emite uma NF dela para ela mesma retornando com a mercadoria?

Caso o indicado seja a NF de venda em consigação, meu cliente deverá emitir uma NF dele para ele mesmo para fora do estado e retornar com o bem da mesma forma, ou deverá emitir uma NF dele para a Pessoa Física e a Pessoa Física deve emitir uma NF avulsa para ele retornando com a mercadoria?

Desde já obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade