x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 577

Tatiane Dias

Tatiane Dias

Prata DIVISÃO 1 , Assistente
há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 15:19

Boa tarde,
Tenho uma dúvida, será que vocês podem me ajudar?

Fizemos uma compra de produtos de limpeza e quando recebemos a nota fiscal, notamos que um dos produtos da nota não havia sido entregue.

Dissemos isso para a empresa e quando nos entregaram esse produto, emitiram uma nova nota fiscal desse item, constando como “natureza da operação: entrada para devolução”.

Isso está errado?
Como não pagamos duas vezes, é errado eles emitirem duas notas fiscais para o mesmo produto?

Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará.
Salmos 37:5
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 15:25

Tatiane, se eu entendi o caso. Seu fornecedor emitiu uma NF de Devolução, do item que foi faturado por ele. E esse procedimento está incorreto.
Quando vc deu pela falta de item, a NF de Devolução deveria ter sido emitida por vocês que são o cliente.
Mas para tentar esclarecer melhor o caso, qual o CFOP utilizado nessa segunda Nota que você tem em mãos?

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 16:06

O fornecedor realmente não pode simplesmente emitir uma NF de Devolução desse item!
Vocês deveriam ter feito a Devolução do Item que estava na NF mas foi enviado.

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 07:39

Tatiane, bom dia

Apenas complementando as respostas da Fabiana, se essa mercadoria entrou no seu estoque, quem teria de fazer a devolução eram vocês.

Essa operação está errada!

Ele fez entrada da devolução de todas as mercadorias que te vendeu ou só do item faltante?

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Tatiane Dias

Tatiane Dias

Prata DIVISÃO 1 , Assistente
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 08:00

Então,

A empresa dos produtos de limpeza emitiu a nota somente com o produto que não veio. Não entendi também o pq que esta como entrada.
Eu entendo que como o produto já estava descrito na primeira nota, seria preciso somente a entrega desse produto.

Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará.
Salmos 37:5
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 07:31

Tatiane, bom dia

Ao meu ver o correto é o seguinte:

Recusa no verso - no momento do recebimento e o fornecedor faz todos os procedimentos de entrada e nova saída no estoque dele.

Devolução - Você escritura a entrada no seu estoque e você da a saída do item que deseja devolver.

Não estou conseguindo "visualizar" com clareza a situação.

Você questionou o fornecedor sobre por que desse procedimento ?

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Danilo Ramos

Danilo Ramos

há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 09:03

Bom dia.

Ao meu ver, pelo que a colega expôs (apenas uma mercadoria faltante do pedido total e faturado), a empresa destinatária emitirá uma carta de não aproveitamento de crédito de ICMS ao remetente a fim de informar a ocorrência; escriturará a NF-e conforme o efetivo recebimento (a menor), e caso seja de interessa das partes, o remetente poderá enviar essa mercadoria faltante através do CFOP 5.949 (remessa de mercadoria faltante).

A NF-e emitida em devolução, como os outros colegas disseram, está incorreta, seja emitida pelo destinatário ou o próprio remetente.

Neste link há um material bem interessante para os casos de regularização de documentos fiscais.

Espero que seja útil.

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade