x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 16.557

Impostos - Oficina Mecânica

Wagner Santos

Wagner Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 16 anos Sábado | 16 agosto 2008 | 08:24

Prezados,

Peço a gentileza de esclarecer-me algumas dúvidas, sou um pouco leigo no assunto e já esclareci diversas dúvidas aqui no forum, gostaria de esclarecer estas:

Possuo uma Oficina Mecânica que não está cadastrada no Simples ainda, Emitiremos Nota Fiscal Eletrônica e a tributação no sistema foi escolhida a Normal.

Sou Isento de inscrição estadual pois não vendo peças.

No meu CCM lá embaixo está escrito Código de serviço: 07455 - Imposto: ISS - Alíquota do Imposto: 5%

No Momento não possuimos funcionários.

Diante dos fatos acima mencionados pergunto:

Quando eu for emitir a nota, o imposto é cobrado sobre o serviço que eu presto ou todo incluindo as peças?

Eu não ganho nada em cima das peças apenas repasso pro cliente, mas tenho que colocar o valor total no orçamento e emitir a nota fiscal no valor total pois é faturado para empresas o serviço.

Qual a forma mais prática de se emitir a nota fiscal para não pagar imposto também sobre as peças?

Outra pergunta: Qual o total de % que eu pago de impostos para poder controlar aqui, se possivel vou deixar um exemplo abaixo para saber qual o total dos impostos que pagarei:

Peças: 5.000,00
Serviço: 5.000,00
Total: 10.000,00

Qual o valor que pagarei de imposto nesse exemplo acima? (Somando todos os impostos)

Muito Grato

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 17 agosto 2008 | 12:26

Boa tarde Wagner.

Essa questão é antiga e fácil de resolver, basta você saber que quem presta serviços tem a obrigação de "fazer" e quem vende mercadorias tem a obrigação de "dar" a primeira é competencia dos municipios e a segunda, dos estados e nunca se misturam. isto posto, podemos ver então que um prestador de serviços jamais e em hípotese alguma, deve incluir na sua nota fiscal de serviços o valor correspondente as mercadorias, o municipio agradece, mas o estado quando descobrir, vai cobrar com multa e juros. Portanto, se não quiser ter problemas com fisco estadual, não compre mas material para seu cliente, peça a ele que compre, assim não heverá a circulação de mercadoria pelo seu estabelecimento e ainda vai pagar menos ISS. Lemre-se, se você compra mercadorias haverá circulação e consequentemente ICMS a pagar e nesse caso existe a obrigação de se cadastrar na Fazenda Estadual.

Qual o valor que pagarei de imposto nesse exemplo acima? (Somando todos os impostos)


Informe seu tipo de tributação para que nossos amigos possam ajuda-lo nessa questão.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Wagner Santos

Wagner Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 16 anos Domingo | 17 agosto 2008 | 16:42

Como trabalho com licitações tenho que passar o valo da nota inteira ( peças + serviços ) para o tomador de serviços.

Por isso tenho essa dúvida.

Já que repasso as peças sem lucro algum.

MARIA ADRIANA DOS SANTOS CORREA

Maria Adriana dos Santos Correa

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 12:04

olá tenho uma duvida tenho um cliente que tem uma oficina mecanica, quero saber se preciso pedir inscriçao estadual pra ele , pois ele comprará peças para fazer a manutençao dos veiculos.... exemplo e tiver um problema no motor do carro e ele precisar trocar como faço nesta situaçao é venda ou prestaçao de serviço????

Contadora na Empresa Integra Assessoria Contabil
Abertura,Alterações, Encerramento de Empresas, Contabilidade em Geral.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade