x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.162

Ativo ou Uso e Consumo

Gilmar Ferreira Cordeiro

Gilmar Ferreira Cordeiro

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Tributos
há 16 anos Sábado | 16 agosto 2008 | 22:44

Uma empresa está ampliando suas instalações, e as Notas Fiscais de Concreto, Barras de Ferro, etc...eu lanço no código 1.551 como parte de um ativo, ou lanço como 1.556 material para uso e consumo?

Obrigado

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 17 agosto 2008 | 11:19

Bom dia Gilmar.

Os gastos realizados com reparos, conservação ou substituição de partes de que resultem aumento de vida útil superior a um ano, em relação à prevista no ato de aquisição do respectivo bem deve ser lançado no código 1.551, porem se forem apenas despesas com manutanção, pode ser lançado no código 1.556

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Gilmar Ferreira Cordeiro

Gilmar Ferreira Cordeiro

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Tributos
há 16 anos Domingo | 17 agosto 2008 | 15:00

Neste caso, a empresa não está reparando, conservando, substituindo e nem fazendo manutenção. Ela está ampliando suas instalações, construindo mais um espaço.

Com as explicações do Luiz, entendesse que é parte de ativo, o lançamento então é 1.551.

Eu queria algo legal, dizendo sobre o assunto, alguma lei, portaria, instrução normativa.

Caso alguém saiba de algo, por favor me informar.

Obrigado

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade