Boa tarde Silvia Cristina Fornazari das Graças
A apuração é trimestral.
R = Ótimo! De inicio você vai já notificar a Empresa de que ela vai apresentar os Registros de
Inventário trimestralmente. Por exemplo:
- Inventário de 31/12/2012: vai na competência 02/2013, entrega em 25 de março/2013;
- Inventário de 31/03/2013: vai na competência 05/2013, entrega em 25 de junho/2013;
- Inventário de 30/06/2013: vai na competência 08/2013, entrega em 25 de setembro/2013;
- Inventário de 30/09/2013: vai na competência 11/2013, entrega em 25 de dezembro/2013;
- Inventário de 31/12/2013: vai na competência 02/2014, entrega em 25 de março/2014...e assim sucessivamente.
Até onde tenho conhecimento, vou fazer a apuração do Lucro/prejuízo da empresa através da
contabilidade e depois fazer as adições e deduções para a apuração do
IRPJ e da
CSLL, esta apuração é feita pelo E-
lalur, correto?
R = Não sou da área Contábil, mas vou anexar aqui no tópico um material tratando isso, e veja se tem mais dúvidas. Sugiro que as tire na sala de Contabilidade ou de Legislação Federal, aqui mesmo do site!
R = Correto! Isso determina que você tenha Créditos para aproveitar e débitos de PIS e COFINS, tributados a alíquota básica de 1,65% e 7,60%, respectivamente.
Para o sucesso dessa apuração, sugiro que você trabalhe muito com a EFD Contribuições e a EFD
ICMS/IPI. Então, o primeiro passo, é fazer algumas verificações:
1. O seu cliente possui Sistema capaz de gerar os arquivos no formato da EFD Contribuições e/ou EFD ICMS/IPI (
SPED Fiscal)? Peço que me responda isso.
2. Você possui um Sistema pelo qual tem condições de importar e gerar os arquivos SPED? Peço que me responda essa pergunta também.
Inicialmente, vc saberia me informar qual a legislação para que eu possa pesquisar quais são as despesas dedutíveis e quais aquisições terão direito a créditos de Pis e Cofins?
R = Claro que sim! Vou postar aqui para você um outro material tratando isso, ou melhor, acesse:
guiatributario.net Lembrando que, o que mais vai tomar o tempo de Apuração são as Entradas e Saídas, por meio dos ITENS, que precisam estar muito bem configurados em relação a sua tributação, para que a Empresa não tenha perca de Créditos de PIS e COFINS e também pague indevidamente tais impostos.