Edvaldo Luiz Bellozo
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadePessoal do forum, boa tarde.
Parece incrível, mas depois de tanto analisar, inclusive as matérias deste site, alguém me deixou numa grande dúvida.
É o seguinte: o cliente de um cliente do escritório onde trabalho, fez a seguinte colocação e em seguida um questionamento (vou ver se consigo transcrever aqui):
CFOP 5.403 - venda de mercadoria adquirida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto
A questão: quem vende com o CFOP 5.403 é o substituto; porém, se ele está revendendo a mercadoria, significa que já comprou a mesma e teria sido, na ocasião da compra, o contribuinte substituido, ou seja, o seu fornecedor já teria efetuado a retenção do imposto; neste caso o CFOP de revenda seria 5.405.
O que ele quis dizer foi o seguinte: sempre que há uma venda como substituto é porque o contribuinte já foi substituído, a não ser que seja uma indústria, mas aí há um CFOP específico que é o 5.401. Diante disso, não fica sem sentido existirem os dois CFOP's (5.403 e 5.405)?
Se não consegui ser claro, vou tentar melhorar o questionamento do cliente para que me ajudem, e então eu possa responder a ele, que está aguardando.
Desde já meu muito obrigado a quem puder me ajudar.
Edvaldo