x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.601

NF convênio farmácia

Evandro Evangelista Porto

Evandro Evangelista Porto

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2015 | 17:47

Temos convênio com uma farmácia para desconto em folha de pagamento.
Nosso fornecedor é uma rede de farmácias, e até então fatura NF de venda de produtos pela matriz da rede com CFOP 6.929 com o valor total a receber.
Nos enviaram um comunicado informando que a partir de 2016 irão gerar apenas uma fatura para receber, sem emissão de NF.
Possivelmente, perceberam que estava errado o procedimento de emitir a NF 6.929 por estabelecimento diferente daquele que realizou a venda.
Podemos pagar a farmácia apenas com a fatura?

Evandro E. Porto

ESCRITA FISCAL 2.0, elevando o nível do seu conhecimento!
https://go.hotmart.com/O4519486A

Entre no grupo TIRA DÚVIDAS - CONTÁBIL/TRIBUTOS
https://www.facebook.com/groups/511363215681920
Adilson Castro de Queiroz
Consultor Especial

Adilson Castro de Queiroz

Consultor Especial , Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 13:27

Boa tarde Evandro Evangelista Porto

Tem uma Resposta de Consulta que trata sobre este tipo de Faturamento:

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 1201/2013, de 18 de Fevereiro de 2013.

ICMS - Obrigações acessórias - Contrato de fornecimento de mercadorias a funcionários de empresa conveniada, que se responsabiliza pelo pagamento do preço, a ser realizado posteriormente.

I. O documento fiscal deve ser emitido antes da saída da mercadoria, em nome do efetivo consumidor final.

II. No momento da cobrança do preço, é vedada a emissão de documento fiscal (artigo 204 do RICMS/2000).

1. A Consulente, fabricante de artefatos têxteis para uso doméstico, relata que“a empresa oferece aos seus funcionários um convênio com uma farmácia que permite que o funcionário adquira remédios sem pagar nada no momento da compra” e que, posteriormente, “recebe cobrança da Farmácia no valor de 100% das compras, sendo que apenas 50% é descontado do salário dos funcionários e os outros 50% pagos pela empresa”.

2. Citando o artigo 204 do RICMS/2000, indaga:

“(...), qual a forma ideal de faturamento?
No momento da compra, a farmácia deve emitir cupom fiscal ao funcionário?
A empresa deve efetuar o pagamento dos 100% à farmácia mediante a apresentação de que documento? Nota Fiscal? Nota de débito?”

3. Em primeiro lugar, esclareça-se que consumidor final é aquele que efetivamente irá fazer uso do produto por ele adquirido, não praticando, portanto, posterior operação de circulação dessa mercadoria.

4. Nessa esteira, pelo que depreendemos do relato da petição, o funcionário é o efetivo consumidor final, uma vez que ele próprio adquire os produtos necessários ao seu uso junto à farmácia. Assim, embora o pagamento seja satisfeito posteriormente (caracterizando-se em venda a prazo) pela Consulente, que arca, efetivamente, apenas com parcela do preço (50%), em razão de contrato firmado entre as partes (farmácia, funcionário e Consulente), é em nome do funcionário adquirente que o documento fiscal deve ser emitido e a ele destinada a“1ª via”.

5. Como é a saída da mercadoria que enseja a incidência do imposto, é nesse momento que deve ser emitido o documento fiscal. A ocasião na qual a Consulente satisfaz o pagamento pelas mercadorias vendidas pela farmácia não é fato gerador do imposto, não devendo, nesse momento, ser emitido nenhum documento fiscal, mas sim outro documento pertinente apenas à cobrança do preço (faturamento). Outrossim, é vedada expressamente a emissão de documento fiscal que não corresponda a uma efetiva saída ou entrada de mercadoria, conforme artigo 204 do RICMS/2000.

Dá uma conferida.

Profissional Fiscal Tributário
Blog: http://spedeasy.blogspot.com.br/
Instagram: @contadoradilson
YouTube: @saberescritafiscal
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/adilsoncastrodequeiroz/
Facebook: https://www.facebook.com/contadoradilsoncastrodequeiroz/ Especialista em Varejo com extensão ao Atacado e Industria.
e-mail: [email protected]
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5518997076565 Telegram: https://t.me/+5518997076565
Comunidade no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EL20RNhpCwNE87mRGthQvE
PRECISA DE APOIO? FIQUE A VONTADE EM ENTRAR EM CONTATO COMIGO!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade