Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 13.748

Unidade de medida Constante no Documento Fiscal

Andre Luis Prock Rotundaro

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 15:11

Boa tarde!
Gostaria de saber se no lançamento de documento fiscal de entrada, eu devo utilizar a unidade de medida constante no documento Fiscal ou a minha unidade de medida de comercialização?

Ou posso usar qualquer uma das 2?

ROBERTO ANDRADE

Roberto Andrade

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 15:50

Boa Tarde!

Ao meu ver, o correto é dar entrada na nota com o unidade de medida que está na mesma. Caso a nota venha com uma unidade de medida que não condiz com o combinado, deve solicitar ao fornecedor que faça carta de correção na nota fiscal.

Atenciosamente,

Roberto Andrade
Email: Roberto.andradefernandes6@gmail.com
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 15:53

Boa tarde Andre,

para fins de escrituração, caso a empresa não seja optante pelo Simples Nacional, você deverá escriturar a nota conforme ela é. Porém quando for movimentar estoque você deverá utilizar a unidade de medida de sua comercialização, o bom seria unificar isso junto ao fornecedor para que seja a mesma, mas caso não seja possível o procedimento adequado será esse.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira

há 9 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 15:58

Conheço uma orientação do SPED:

7- No caso da unidade de medida dos produtos das notas fiscais de entrada for diferente das notas fiscais de saída (compra em Quilogramas e venda em Pacotes), haverá inconsistências de validação do arquivo do SPED FISCAL ou Inventário?
R: Caso haja diferença entre as unidades de medida de entrada, saída e inventário, deverá ser informado no registro 0220 – FATORES DE CONVERSÃO DE UNIDADES. Por Ex: A empresa utiliza em seu inventário a unidade de medida Kilogramas para determinado produto. Porém efetua vendas desse produto em pacotes de 10 Kg. Nesse caso deve ser informado um registro 0220 informando que um pacote corresponde a 10 Kg.

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 16:03

Geórgia Beatriz.

Estou com a seguinte situação , o fornecedor emitiu uma nota fiscal de venda 6102 na qual sua unidade de medida é '' PAR'' porem na minha empresa eu não tenho essa unidade de medida ;

Nesse caso , eu tenho que escriturar o documento fiscal conforme nota fiscal ?

Atte.

há 9 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 16:06

Andre,

uma opção é entrar em contato com o suporte do sistema, pois nesse caso, você comprou "PAR" e venderá "PAR".

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
ROBERTO ANDRADE

Roberto Andrade

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2016 | 07:54

Bom dia!

Concordo com a opinião da Geórgia. O ideal é entrar em contato com o suporte técnico a fim de solucionar o problema da unidade de medida.

Atenciosamente,

Roberto Andrade
Email: Roberto.andradefernandes6@gmail.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: