x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 480

Erro na emissão de notas fiscal

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 14:06

Boa tarde a todos,

estou com uma dúvida referente a correção de uma nota fiscal emitida erroneamente,

Recebi uma nota referente ao mês 01/2016, a mesma não constava o valor ICMS devido, o erro foi descoberto agora no momento da escrituração, agora eu pergunto:

Qual procedimento deve ser elaborado, uma vez que a carta de correção não pertite alterar esse valor, será que a solução é emitir uma nota fiscal complementar de ICMS ? mas o período (01/2016) já foi encerrado e o ICMS é devido no mês de janeiro, agora já estamos em fevereiro, como faço para registrar essa ocorrência ?

Att,

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 14:17

Olá Fabiana,

Mas se eu gerar uma nota complementar, o ICMS que é devido em Janeiro passará a ser devido em fevereiro, ou seja, seria como se fosse uma procrastinação do tributo, isso não gera nenhum encargo ou multa ?

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 15:11

Adailson, eu não vejo como uma procrastinação do tributo. Já que no momento em que você emitir a NF complementar, ela estará referenciada a NF de origem, sendo apenas para corrigir uma falha!
No meu entendimento o que geraria a multa é o não destaque do imposto, visto que vc está emitindo um complemento para corrigir esse erro, e vai escriturar a NF justificando sua emissão posterior!

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade