x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.718

icms/st-rj quais alíquotas eu utilizo?

Tatiana

Tatiana

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 12:14

Boa tarde!
Aos nobres colegas gostaria de um esclarecimento pois tenho dúvidas na questão de ICMS/ST.
Por favor como sei qual alíquota devo usar no cálculo para recolhimento do icms/st?
Acho muito confusa a tabela de RICMS-RJ. Temos alíquota interestadual de 4% e de 12%.(MVA ajustadas) e MVA original.
uma loja do RJ que compra do fornecedor em MG, dentro do RJ a mercadoria é ST como fazer esse cálculo, uso a MVA original ou ajustada? se for a ajustada,qual delas de 4% ou 12%, suponhamos que o valor na mercadoria adquirida seja de R$100,00.
Obrigada!!

Celli Gomes

Celli Gomes

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 14:51

Boa tarde Tatiana.

Vamos por parte.

Para verificar a forma correta de tributar, você primeiro vai ter que verificar se existe acordo firmado entre os estados envolvidos.
Com relação as alíquotas: Quando a mercadoria for importada a tributação será 4% conforme resolução 13/12.
Se for nacional dai você considera a tributação normal.
Com relação as MVA-Ajustada- será utilizada quando a empresa adquirente for Lucro real ou Lucro presumido.
MVA-Original será utilizada quando a empresa adquirente for do simples nacional.

Tatiana

Tatiana

há 9 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 15:16

Boa tarde Celli Gomes, muito obrigada pela ajuda!!!
Foi simples e clara!!
mas esses protocolos eu vejo dentro do estado do RJ?...obrigada mesmo ta!!
bjs.

Tatiana

Tatiana

há 9 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 08:10

Bom dia colegas,
Me surgiu mais uma dúvida a respeito da substituição tributária: qual o prazo de recolhimento desse imposto? cada um fala uma coisa, já me falaram que é no ato da compra e já me falaram que é decendial, e já vi em pesquisas que o prazo é até dia 9 do mês subsequente.
Qual é o prazo correto? estou no rio de janeiro, exemplo: uma empresa do RJ compra do Espírito Santo quando a mercadoria entra no rio é ST, qual é a data para esse recolhimento?
Desde já agradeço.

Celli Gomes

Celli Gomes

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 16:51

PRAZOS

Boa tarde.

Desculpe a demora.

O ICMS relativo à substituição tributária tem prazos específicos previstos nas legislações de cada estado.

Os Convênios e Protocolos que tratam de substituição tributária entre estados normalmente trazem prazos específicos para as mercadorias que deles fazem parte. A seguir, relacionamos os prazos de recolhimento do ICMS por substituição tributária no Estado especificado.

RIO DE JANEIRO

ICMS/SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - Vencimento até o dia 9 do mês subsequente ao fato gerador

Recolhimento do imposto retido a favor do Estado do Rio de Janeiro, relativo às operações internas e interestaduais sujeitas ao regime de substituição tributária, referente aos fatos geradores ocorridos no mês, exceto aquelas com prazo específico

ICMS/SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Vencimento até o dia 10 do mês subseqüente

Recolhimento do imposto retido a favor do RJ, relativo às operações com cimento, gasolina automotiva, óleo diesel, combustível e lubrificante, gás liquefeito de petróleo e natural, álcool hidratado, aditivos, agentes de limpeza e anticorrosivos, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês.

O recolhimento do ICMS ST deve ser realizado por aquele contribuinte que estiver caracterizado como responsável naquela situação de substituição, ou seja, pode ser o remetente ou o destinatário, conforme o caso.

É importante ressaltar que o ICMS recolhido por substituição tributária é sempre um recolhimento à parte, não se confundindo com os recolhimentos relativos a outras operações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: