x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 18.209

CFOP 1556 USO E CONSUMO, dúvidas!

TATIANE J REIS

Tatiane J Reis

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 15:35

Pessoal, estou aprendendo a área fiscal e gostaria que alguém me explicasse o cfop 1556, por exemplo tenho uma nf para dar entrada que veio com o cfop 5653 porém é graxa para uso e consumo para lubrificar peças, e fico na dúvida em como escriturar. Aguardo ajuda. Obrigada.

Tedy Luis de Souza

Tedy Luis de Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 16:32

Tatiane J Reis, boa tarde.

Em relação ao CFOP 5653 voce vai dar entrada com o CFOP 1653 Compra de combustível ou lubrificante por consumidor ou usuário final
Classificam-se neste código as compras de combustíveis ou lubrificantes a serem consumidos em processo de industrialização de outros produtos, na prestação de serviços ou por usuário final.

Já o uso do CFOP 1556 sera quando vier mercadorias com o CFOP 5102, 5101, tambem tem o CFOP 1407 que sera usado quando vier mercadorias com o CFOP 5405,5401.

ATT.
Tedy

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 16:53

Tatiane J Reis

boa tarde

como o colega Tedy Luis de Souza postou e para melhor conversão de cfop o ideal é usar o cfop 1.653,que trata-se também de uso e consumo porem esta especificando que é combustível.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 16:58

Boa tarde Tatiane,

Afim de explanar ainda mais a sua pergunta, qual o regime tributário de sua empresa.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 08:09

Bom dia Tatiane,

Como não conheço o sistema fiscal ao qual utiliza, ao meu ver eu não registraria esta NF com o CFOP 1653 e sim com os CFOPs 1556 e/ou 1407. Muitos os sistemas de hoje possibilitam o desconto do crédito de aquisições de combustível e lubrificantes precisamente por estar atrelado ao CFOP informado e também se adota o regime Lucro Real, haja vista que a definição e destinação desta se dá pelo próprio contribuinte.

nf para dar entrada que veio com o cfop 5653 porém é graxa para uso e consumo

Deixo claro que não estou discordando dos colegas acima e sim expondo um ponto sistêmico.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade