Rodrigo Martins Moreira
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalPor nada Fábio,
Muito prazer em poder ajudar.
Sucesso pra você também,Deus lhe abençoe!
respostas 37
acessos 92.374
Rodrigo Martins Moreira
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalPor nada Fábio,
Muito prazer em poder ajudar.
Sucesso pra você também,Deus lhe abençoe!
Fábio Dias da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Caro Rodrigo, muito bom dia!
Você já me ajudou bastante na semana passada, mas gostaria de fazer mais algumas perguntinhas. Se puder me ajudar, são elas:
Quanto à data de recolhimento do tributo (ICMS Antecipação), movimento do mês de Setembro, seria no 2° dia do mês subsequente?
Quanto à emissão dos DAE's, é necessário um para cada documento fiscal de compra fora do estado ou posso emitir apenas um Documento de arrecadação para todo o movimento (compras) do mês?
Por fim, quanto à compra de outros estados, de empresa optante pelo Simples, cuja base de cálculo e alíquota de ICMS não vem destacado nas notas, também é devido o ICMS antecipação? Ou nestes casos não é devido?
Desde já agradeço a atenção!
Rodrigo Martins Moreira
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBoa tarde Fábio, é sempre um prazer ajudar!
Quanto à data de recolhimento do tributo (ICMS Antecipação), movimento do mês de Setembro, seria no 2° dia do mês subsequente?
Na verdade é o dia 2 do segundo mês subsequente à ocorrência do fato gerador.Em dias em que não houver expediente bancário,posterga-se o pagamento para o próximo dia útil.
Quanto à emissão dos DAE's, é necessário um para cada documento fiscal de compra fora do estado ou posso emitir apenas um Documento de arrecadação para todo o movimento (compras) do mês?
Nunca tive problemas em alocar os valores em um único DAE,entretanto ultimamente,para dar maior clareza de entendimento e maior transparência do cálculo para o cliente,faço o cálculo por documento fiscal,ainda assim é possível colocar todos os valores num único DAE,há uma opção no canto inferior direito.
Por fim, quanto à compra de outros estados, de empresa optante pelo Simples, cuja base de cálculo e alíquota de ICMS não vem destacado nas notas, também é devido o ICMS antecipação? Ou nestes casos não é devido?
Sim também é devida a antecipação.Na prática você deve considerar qual seria a alíquota aplicável àquela operação se o contribuinte fosse do regime normal. Segue abaixo link da Solução de Consulta SEFAZ MG para elucidação:
http://www6.fazenda.mg.gov.br/sifweb/MontaPaginaPesquisa?pesqBanco=ok&login=false&caminho=/usr/sef/sifweb/www2/empresas/legislacao_tributaria/consultas_contribuintes/cc176_2016.html&searchWord=ANTECIPA%C3%87%C3%83O&tipoPesquisa=todasPalavras#ancora
Fábio Dias da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezado Rodrigo, mais uma vez registro o meu imenso agradecimento!
Muito esclarecedoras as suas respostas.
Desejo muito sucesso na sua empreitada!
Ivone
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde!
Qual data devemos observar para calcular o ICMS de antecipação? Data de emissão ou data de entrada da mercadoria no estabelecimento?
Wagner - Wf Contabil
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeOs artigos sobre Antecipação e Diferença de Alíquota estão abordando apenas as mercadorias, estou com uma dúvida sobre o transporte dessas mercadorias. Devemos recolher o imposto de antecipação e diferença quando se trata do serviço de transporte de mercadorias adquiridas por empresas optantes pelo SimplesN?
Fundamentação: O § 14 do art. 42 do RICMS/2002
Ana Carolina s D. Charles
Bronze DIVISÃO 2 , Assessor(a) Contabilidade Rodrigo Martins Moreira obrigada pelo calculo! Agora aprendi rsrsr, pode me falar como faço para emitir esse DAE com o cód.: 327-7 E como preencher? Sou MEI de MG comprei mercadorias para usar na prestação de serviço e revender no estado de MG.
Obrigada
Thiago Franco
Bronze DIVISÃO 4Olá !
Gostaria tirar uma dúvida sobre ICMS ANTECIPADO.
Contribuinte MINEIRO adquiri mercadoria para revenda FORA ESTADO, a nota fiscal vem o conhecimento de transporte por conta do destinatário, gero ICMS ANTECIPADO referente a Nota de Entrada mas minha dúvida calculo ICMS para esse CTR, ICMS TRANSPORTE código 315-2, procede ?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade