x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.914

CEST - Código Especificador da Substituição Tributária

ORISSON MARTIR BRESSANELI

Orisson Martir Bressaneli

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 11:50

Bom dia!
Sou novo no site, este é o meu primeiro acesso. Se alguém puder me ajudar, estou precisando encontrar na a tabela CEST - Código Especificador da Substituição Tributária. Fiquei sabendo Hoje que a data para início foi prorrogada conforme a seguir:

Por meio do Convênio ICMS nº 16/16, foi prorrogado o prazo para indicação do Código Especificador da Substituição Tributária (CEST), nos documentos fiscais, que identifica a mercadoria passível de sujeição aos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto, relativo às operações subsequentes.
O prazo inicial para a adoção desse código era 01/04/2016, porém, com a prorrogação dada pelo Convênio ICMS nº 16/16, o prazo para obrigatoriedade de indicação do CEST passou para 01/10/2016.

fonte: cenofisco.com.br,

Meu Estado - BAHIA, nos fornece no site da SEFAZ (https://www.sefaz.ba.gov.br) o anexo I com validade a partir de 10/03/2016. Neste anexo aparece o código CEST de cada seguimento. O que preciso é entender melhor sobre estes seguimentos.

Por exemplo tenho a maioria das empresas com venda por emissor de cupons fiscais e que vai mudar para emissor de NFC-e (Nota Fiscal ao consumidor Eletrônica). Nestas Notas serão necessárias que existam estes códigos? Quem pode esclarecer melhor por favor.! Agradeço desde já.

Tedy Luis de Souza

Tedy Luis de Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 13:00

Orisson Martir Bressaneli, boa tarde.

Pelo que eu entendi o CEST vai ter que colocar na NFC-e tambem.

De uma olhada na Nota Técnica 2015/003, que la tem as esplicações que voce que.

ATT.
Tedy

Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 08:04

O CEST tem como propósito facilitar até mesmo para nós se uma mercadoria é com ou sem substituição, e qual o cst da mesma. Como um "novo ncm" ela foi criada com esse propósito, e muitos tem se assustado atoa. O que deve-se fazer, é imprimir uma lista de todos os CEST's, solicitar uma visita do técnico do software e pedir para o mesmo atualizar os itens, cadastrados no sistema, em alguns sistemas apenas com um clique.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.

João Pessoa, PB.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade