x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.419

Nota fiscal de Devolução - simples nacional

Lorena

Lorena

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 6 abril 2016 | 16:46

Boa tarde!

Colegas,

Preciso emitir uma nota fiscal de devolução de algumas mercadorias que entraram no estabelecimento. Minha duvida e a seguinte sou uma empresa optante pelo simples nacional, mais comprei a mercadoria de uma empresa debito e credito.
A nota fiscal de origem veio com destaques de icms mais para mim emitir a nota fiscal no emissor gratuito da Sefaz não me deixa fazer o destaque do icms pelo falo da minha empresa ser simples.
Posso fazer esse destaque somente nas informações complementares ou dados adicionais?
Se sim tem alguma base legal que comprove isso?

Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 6 abril 2016 | 16:54

Lorena, faça a NF com os devidos destaques nas informações complementares, como foi uma devolução ele vai se auto creditar, ou solicite que a empresa emita uma NF de devolução para ela mesma, como se fosse um engano.

Agradeço desde já!

"mim não conjuga verbo"

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.

João Pessoa, PB.
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 14:20

Boa tarde Lorena,

Complementando as respostas dos amigos; as empresas optantes pelo simples nacional ao devolverem mercadorias para empresas RPA deverão destacar o ICMS próprio no campo correspondente, vide Resolução CGSN 94/2011, artigo 57º §§ 5 a 7º. Com relação ao emissor gratuito, basta informar no campo "situação tributária" 900 - Outros que você consegue incluir a base de cálculo do ICMS, bem como o valor.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade