x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 642

icms substituição tributária

Aleksandra dos Santos

Aleksandra dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 12:47

Boa tarde,

Por favor, meu cliente esta me perguntando e quer um embasamento legal :

Ele compra chocolates e revende chocolates com substituição tributária , meu cliente esta enquadrado no simples nacional.

Agora ele quer saber, aquele ICMS ST que vem destacados nas notas fiscais de compra , ele pode utilizar para abater do simples nacional?

( eu disse que não, que no simples nacional DAS o imposto é recolhido com a substituição tributária e que não paga a porcentagem do ICMS )

mas ele quer alguma Lei sobre isso, alguém poderia me ajudar.

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 13:04

Boa tarde Aleksandra

O sistema de cálculo do SN segrega as receitas para calcular o ICMS não aplicando o cálculo sobre a revenda de mercadoria com ST.

Por ex.:

-Revenda sujeita a ST: R$ 10.000,00

- Faturamento total: R$ 15.000,00

- Base tributável do ICMS na forma do Simples Nacional: R$ 5.000,00

Embasamento: art 13 e 77 LC 13/2006 (redação destes artigos pela LC 128/2008)

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Wiliam Costa

Wiliam Costa

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 7 abril 2016 | 13:32

Olá Aleksandra,

A empresa que efetua a venda para seu cliente, está na qualidade de Substituto Tributário, sendo assim o ICMS destacado na NF é repassado para seu cliente, ou seja, seu cliente está pagando antecipadamente o ICMS, tanto é que, ao efetuar a apuração do imposto, não será cobrado novamente o ICMS.
Em perguntas e respostas disponíveis no portal do Simples Nacional temos:
6. Substituição tributária, retenção de ISS e incentivos fiscais
6.1. Como deverá proceder o contribuinte que auferir receitas sujeitas a substituição tributária ou decorrentes de exportação?
O contribuinte deverá informar essas receitas destacadamente de modo que o aplicativo de cálculo as desconsidere da base de cálculo dos tributos objeto de substituição (no caso de a ME ou EPP se encontrar na condição de substituída tributária) ou exportação. Ressalte-se, porém, que essas receitas continuam fazendo parte da base de cálculo dos demais tributos abrangidos pelo Simples Nacional.

...
6.2. As ME ou as EPP optantes pelo Simples Nacional poderão apropriar ou transferir créditos relativos a tributos abrangidos pelo Simples Nacional? E utilizar ou destinar valor a título de incentivo fiscal?
As ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional não poderão apropriar ou transferir créditos relativos a impostos ou contribuições abrangidos por esse regime, nem poderão utilizar ou destinar qualquer valor a título de incentivo fiscal.

...
(Base legal: art. 23 da Lei Complementar nº 123, de 2006.)

Att,

Wiliam

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade