Anne
Bronze DIVISÃO 2 , Arquiteto(a)Olá, pessoal.
Estou com uma dúvida e ninguém consegue tirar. Já falei com o Sebrae e com os fiscais do Posto Fiscal (Sefaz). As informações são muito desencontradas.
A situação: há dois anos atrás, em 2014, adquiri, pelo Mercado Livre, 6 câmeras digitais. Comprei de uma pessoa física e dessa forma, vieram sem a nota fiscal. As câmeras seriam para uso próprio, para um projeto. Acontece que esse projeto nunca saiu e resolvi vender as câmeras no Mercado Livre, pois estavam novas, as caixas nunca foram abertas. Novamente vendi as câmeras pelo Mercado Livre, a preço de custo. Vendi pelo meu usuário jurídico. Acontece que um dos compradores está exigindo a nota fiscal para que ele tenha garantia da câmera, afinal, essa é uma exigência do fabricante.
Apesar de ser MEI e não ter obrigação de emitir nota fiscal, entendo que o direito do consumidor prevalece, e dessa forma, devo emitir nota fiscal.
Para poder emitir a Nota Fiscal Paulista, fui até o Posto Fiscal e solicitei minha senha. Em posse da senha, entrei no site da Nota Fiscal Paulista para poder emitir a nota. Porém, lá no Posto Fiscal, me informaram que antes de emitir a nota fiscal para esse cliente, devo emitir uma nota fiscal de entrada.
Segundo o site do Sebrae:
Na compra de produtos sem nota fiscal e para comprovar a aquisição desses, o MEI deve emitir uma Nota Fiscal de Entrada, em seu próprio talão (bloco), ou seja, deverá preencher a opção de entrada de mercadoria, com seus próprios dados (campo do destinatário), discriminando todas as mercadorias adquiridas sem comprovantes ou solicitar a emissão de uma Nota Fiscal Avulsa junto à Secretaria de Fazenda Estadual.
Agora vem o principal questionamento:
Eu não tenho talão (bloco), e minha opção seria fazer a nota fiscal de entrada pelo site do portal da Nota Fiscal Paulista. Mas não encontro esse opção. Quando clico em "Emitir NF Online", só tenho como opção preencher a hora e data de saída da nota fiscal. Como proceder? Como emitir uma nota fiscal de entrada pelo site do portal da Nota Fiscal Paulista?
Agradeço muito toda e qualquer ajuda!