x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 840

Cfop 5.401 Nulo

LIVIA  ALMEIDA

Livia Almeida

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 17:07

Boa Tarde,

Gostaria de pedir o auxílio dos meus nobres colegas para a seguinte dúvida, Após a implantação da Nota Fiscal Eletrônica ao consumidor final, fica nulo o CFOP 5.401 e 5.403, sendo os mesmos substituídos pelo CFOP 5.405, até aí tudo bem, a minha dúvida é a seguinte, no caso de contribuintes que industrialização seus produtos e os mesmo estão no regime de ST como as Padarias por exemplo, a apuração ficará correta utilizando o CFOP 5.405? Pois o mesmo diz CFOP 5.405 -Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído, e o CFOP 5.401 -Venda de produção do estabelecimento em operação com produto sujeito ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto, logo é possível perceber que o CFOP 5.405 não trata-se de produtos industrializados, e já me preocupo quanto a apuração do meu Simples, onde devo subdividir as vendas st comercialização, das vendas st industrialização. Qual a opinião de vocês?

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 08:30

Bom dia Livia.

Veja o que diz o art. 5º do RIPI

Art. 5o Não se considera industrialização:

I - o preparo de produtos alimentares, não acondicionados em embalagem de apresentação:

a) na residência do preparador ou em restaurantes, bares, sorveterias, confeitarias, padarias, quitandas e semelhantes, desde que os produtos se destinem a venda direta a consumidor; ou

b) em cozinhas industriais, quando destinados a venda direta a pessoas jurídicas e a outras entidades, para consumo de seus funcionários, empregados ou dirigentes;

Portanto, se sua padaria atende somente a "balcão", ou seja, pessoas fisicas que compram para consumo próprio, ou PJ para distribuição de café da manhã a seu empregados, por exemplo, sua venda deverá ser considerada comercialização. Se houver vendas para outras padarias ou outro comércio que revenderá seus pães, será caracterizada industrialização.

Complementando, segue este outro tópico do portal. Pesquise também a Solução de consulta 341/2007 (não consegui linkar pelo portal)

Att.

Att.

Marcos Braga
LIVIA  ALMEIDA

Livia Almeida

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 08:00

Bom dia Marcos,

Te agradeço a atenção, sua mensagem foi muito explicativa, só fiquei com uma dúvida, se eu fabrico e vendo em balcão que é o caso da Padaria com que trabalho, a mesma enquadra-se em industrialização certo?

Grata,

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 08:17

Bom dia.

Não, se você vende pra consumidor final, o produto deverá ser considerado comercialização. Será considerado industrialização caso você venda para outra empresa que vai revender seus pães (outro estabelecimento comercial).

Att.

Att.

Marcos Braga

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade