x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 4.153

Retenção ISS Nota Fiscal série D - Serviço de Limpeza de Car

RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 18:20

Em 2016, estamos pagando mensalmente uma nota fiscal série D, no valor total de R$ 45,00, de prestação de serviço de limpeza de carro em Belo Horizonte/MG. A tomadora e o prestador são de Belo Horizonte. A nota fiscal não é eletrônica e não foi retido ISS, o prestador de serviço não informou na nota fiscal a alíquota. Deveríamos ter retido e recolhido o ISS sobre esse serviço, já que passamos a ser substituto tributário em 2016, incluindo na DES?

Obrigada.

Tedy Luis de Souza

Tedy Luis de Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 08:47

Renata , bom dia.

Se esse tipo de serviço for retido no municipio, o tomador do serviço tem a obrigação de fazer a retenção mesmo sem o prestador ter destacado na NFS o valor do imposto retido, e se a empresa prestadora for optante do simples nacional e não colocou a aliquota na NFS o tomador tem que fazer a retenção pela aliquota maior de ISS cobrado no Simples que é 5%.

ATT.
Tedy

RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 11:09

Entendi, obrigada Tedy Luis e Adailson. Mais uma questão, cabe mesmo retenção de ISS sobre esse serviço de limpeza do carro? Obrigada.

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 11:26

Renata ,

Para analisar mesmo a retenção, precisamos saber se a operação foi feita no município onde se localiza o prestador, consultar a legislação do próprio município que pode trazer questões peculiares a respeito.

A retenção normalmente ocorre, quando o serviço é prestado em município diferente do prestador de serviços, mas para ter uma afirmação mais correta, precisamos estar ao par de todas as peculiaridades da operação!

Fernando Soares

Fernando Soares

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 11:36

Boa tarde!
NF Série D é venda em balcão. Não prestação de serviços.
Tem de verificar se o emissor está fazendo operação correta em emitir NF série D e não NF de serviços.

RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 25 abril 2016 | 14:59

Pois é, fiquei com essa dúvida também, porque emitiram nota fiscal série D. Está escrito "Nota Fiscal Série D" e embaixo "Prestação de Serviço". É um Lava a Jato. Na descrição do serviço está escrito limpeza interna e externa de carro prestado no mesmo município do tomador, em Belo Horizonte.

Obrigada.

Fernando Soares

Fernando Soares

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 25 abril 2016 | 16:07

Renata, boa tarde.
Pesquisando aqui, este serviço é autorizado pela PBH a emitir NF série D, desde que no rodapé da NF tenha o número da autorização.

Legislação:
Decreto 13107/2008 art. 2 e 14.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade