x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 542

Devolução de mercadorias - emissão da NF

Weslley Cruz

Weslley Cruz

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 22 abril 2016 | 10:15

Olá,

Gostaria de esclarecer uma dúvida - Eu devolvi a mercadoria para meu fornecedor, após o prazo de 24h e o fornecedor emitiu NF de devolução de venda (entrada), ao invés de nós (empresa onde trabalho) emitir a NF de devolução. Quero saber se eu tenho que emitir uma NF de devolução também (saída), após esse ocorrido.

No aguardo,

Att

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 22 abril 2016 | 12:09

Weslley, seu fornecedor não pode fazer uma Nota Fiscal de Devolução para ele mesmo!
Vocês deveriam ter emitido, essa NF de DEvolução, ou ter feito a recusa da NF para que ele fizesse a NF de Entrada (retorno da mercadoria, para o estoque dele).
Precisa-se observar qual a Finalidade da Emissão dessa NF que foi emitida pelo seu fornecedor, CFOP e afins, para entender a operação e poder te dizer qual a postura a tomar diante da questãi ( emitir ou não NF para eles).

Att,
Fabiana

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Felipe Atanasio

Felipe Atanasio

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 22 abril 2016 | 13:25

Boa tarde, Weslley Cruz.

Entendo que já que o seu fornecedor emitiu essa NF de devolução de venda você não precisará emitir outra NF, uma vez que essa transação já não existe. Pelo fato dele (fornecedor) vender para você e depois emitir uma NF de entrada devolvendo esses produtos para o estoque dele. Te aconselho a pedir ao seu fornecedor as duas NF para que você possa arquiva-las, para que no caso de uma eventual fiscalização você provar que não houve essa transação.


Espero ter ajudado.

Felipe Atanasio
Weslley Cruz

Weslley Cruz

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 22 abril 2016 | 14:28

Boa tarde,

Obrigado pelo retorno.
A 1ª NF a de venda, foi emitida com referência ao cupom fiscal. A NF de devolução foi emitida sem a minha ciência, com o CFOP 1411.
Também tenho problemas com outro fornecedor. Esse emite NFs de retorno para ele mesmo dos vasilhames que alugamos.
Nesse caso, qual o procedimento que devo tomar?

Felipe Atanasio

Felipe Atanasio

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 25 abril 2016 | 14:07

Boa tarde, Weslley Cruz.

Primeiramente te pergunto você emiti nota fiscal eletrônica ? Caso positivo, toda nota fiscal de devolução tem que ser feita por quem esta recusando ou devolvendo a mercadoria. Por dois motivos: Não chamar a atenção do fisco e a outra e que você da entrada desses produtos no seu estoque e teoricamente deveria sair do seu estoque.

Nos dois casos você que deveria ter emitido as notas fiscais.


Espero ter ajudado.

Felipe Atanasio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade