x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 570

Venda de Ativo em Andamento, Tributação ICMS

Elton Bruno Pimenta

Elton Bruno Pimenta

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 10:13

Bom dia,
Por gentileza, se alguém puder me ajudar.

Compramos Ativo Importado, para utilização futura na empresa, este ativo está classificado na conta de ATIVO EM ANDAMENTO. Não apropriamos o ICMS, devido a não utilização no processo produtivo, este ICMS seria Apropriado assim que o Ativo entrasse em operação.

Este ativo será vendido, minha dúvida é quanto a tributação de ICMS, irei me debitar na venda, mesmo sem ter me creditado na entrada?

Qual seria a apropriação deste credito na entrada, ou eu não poderei me creditar ?

Desde já agradeço

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 13:38

Boa tarde Elton,

Se realmente este ativo estiver alocado no seus controles, sua saída não deverá ser tributada, pois há o amparo da não incidência conforme artigo 7º, inciso XIV.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Elton Bruno Pimenta

Elton Bruno Pimenta

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 14:33

Boa tarde, João Carlos.

Entendi, muito obrigado.

Mas acredito que neste caso, aplica-se para ativos onde o crédito já foi totalmente aproveitado. Consequentemente a saída será sem incidência.

Nos casos, onde o crédito não foi totalmente aproveitado o saldo restante, deverá ser transferido para o destinatário. Conforme Artigo 61 parágrafo 11 do RICMS Decreto 45.490/2000.

No nosso caso o Ativo nem chegou a ser apropriado o crédito na entrada. Seria uma revenda.

Obrigado pela orientação!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade