x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.157

Estorno de Crédito ICMS - Alteração de Regime

Tiago

Tiago

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 15:21

Caros colegas, boa tarde!

Tenho uma empresa que houve alteração de Regime de Lucro Presumido para Simples Nacional, porém tenho um saldo credor de ICMS do período anterior na GIA, preciso fazer o estorno desse crédito mas não acho a ocorrência e fundamento legal para informar no Estorno de créditos. Já procurei no RICMS/00 mas não localizei nada. Alguém pode me ajudar?

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 17:05

Boa tarde Tiago,

Acredito que estornar o crédito não seja o que realmente você esteja querendo, pois segundo o dicionário estornar significa lançar em débito ou em crédito uma quantia igual à outra que, indevidamente, tinha sido lançada em crédito ou em débito.

No regime do simples nacional não permite creditar de operações anteriores assim como o nosso amigo Adailson cita, contudo vide possibilidades de transferir o crédito que possui a um fornecedor, porém para isto recomendo a leitura dos artigos 71 a 84º do RICMS/SP.

Importante também o acesso a este link

http://www.fazenda.sp.gov.br/ecredac/

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Tiago

Tiago

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 10:58

Adailson e João Carlos, obrigado pela ajuda. Me aprofundei mais e minha dúvida foi sanada.
Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade