x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 2.655

Venda presencial

Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 9 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 09:15

Bom dia a todos,

A empresa realiza uma venda inicialmente através do CFOP 6922 - Simples Faturamento, estado do Paraná. Posteriormente, a confirmação da venda é através do CFOP 6116 - Venda originada através de Simples Faturamento.

Minha pergunta: no segundo momento, que o correto é a emissão da NF com 6116, o cliente diz que virá buscar a mercadoria na indústria, e portanto descaracteriza o 6116, e passa a ser o 5116 (dentro do estado e presencial). Isto pode ser feito ?

Obrigado,

Gustavo

Micael Martinez
Articulista

Micael Martinez

Articulista , Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 09:36

bom dia !!
Gustavo,

Isto não pode ser feito. Primeiramente porque é uma operação Interestadual. Como você irá emitir uma NF-e para Contribuinte localizado em outro Estado com o CFOP 5.116 (Dentro do Estado SP)? É bem provável que o sistema não deixe emitir essa NF-e.

O correto é emitir com o CFOP 6.116.

Att

Martinez Consultoria Fiscal-Tributária.
#Contabilidade Fiscal-Tributária#
Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Tributário
há 9 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 10:38

Caro Gustavo, isso pode ser feito sim, porém o CFOP continua sendo 6.116, pois por mais que a entrega seja feita de forma presencial, o estabelecimento do destinatário é em outro Estado, então pode emitir normalmente para o outro Estado, porém ele retira no momento da aquisição.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]
Gustavo

Gustavo

há 9 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 11:29

Caros Micael e Raphael,

Muito obrigado pelas respostas.

Vocês teriam embasamento sobre isso ? Pois, pretendo apresentar uma explicação para superiores.

Obrigado novamente.

Gustavo

Gustavo

Gustavo

há 9 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 15:26

Raphael,

Pela operação ter iniciada em 6922 (fora do Estado), naturalmente não terá que terminar a informação em 5116. Mas, para dar sequência no processo, o momento "presencial do adquirente" não poderá ter destaque na operação. Entendi o seu posicionamento.

Clientes são complicados.....

Obrigado,

Gustavo

Aleksandra dos Santos

Aleksandra dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 8 dezembro 2016 | 14:02

Raphael Barbosa , boa tarde,

Por favor estou com dúvidas você poderia me ajudar :

Referente as notas fiscais emitidas em tipo atendimento - venda presencial

Meus clientes são oficinas brasil - peças para automóveis, então nessas oficinas param diversos clientes.

As vezes param clientes de outros estados , está correto emitir notas fiscais como venda presencial ?

1-exemplo : na nota fiscal fica estado ( PR ) com o cfop 5405 - pessoa fisica , neste caso preciso pagar gnre?

2-exemplo : na nota fiscal fica estado ( RS ) com o cfop 5405 - pessoa juridica - carro da empresa - posso fazer a nota fiscal como venda presencial ? também tenho que pagar gnre ?

3-exemplo: na nota fiscal fica estado ( RS ) com o cfop 6404-pessoa juridica - venda normal - tenho que pagar gnre ?

no aguardo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade