x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.860

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 09:24

Bom dia Amigos!

Tenho uma dúvida onde estou em dúvida em minha posição e queria a ajuda de vocês.

Empresa (Lucro Real) adquire Café do Estado do PR, para revenda e também recebe em Bonifição:

1 - a NCM do Produto é 09012100
2 - A nota não teve o ICMS/ST Recolhido
3 - A nota veio com o ICMS de 12%
4 - Valor do ICMS Destacado -> R$ 5.484,00
5 - Valor total da NF R$ 45.700,00

Nisto, eu coloco abaixo a Legislação:

Os percentuais de IVA-ST estão previstos na Portaria CAT nº 83/2015.
Com relação à alíquota interna, está prevista no artigo 52, inciso I, do RICMS/SP.
Embora não haja previsão expressa na legislação, a Decisão Normativa CAT nº 08/2015 firma o seguinte entendimento: na hipótese em que, se estivessem os contribuintes envolvidos na operação localizados em território paulista e estes conseguissem atender ao disposto nos dispositivos legais que preveem redução na base de cálculo na operação interna, para efeito do cálculo do IVA-ST Ajustado, ao invés da alíquota interna, será utilizada a carga tributária interna. Desta forma, na hipótese da carga tributária interna ser igual ou inferior a 12%, não haverá necessidade de calcular o IVA-ST Ajustado, caso aplicável a alíquota interestadual de 12%. Já no caso da alíquota interestadual aplicável à operação ser de 4%, caberá o cálculo do IVA-ST Ajustado, o qual corresponderá a 24,25%, na hipótese de a carga tributária interna ser equivalente a 7%.

Minha posição é:

1 - A Alíquota Interna do ICMS em SP é de 7%
2 - Conforma acima, eu não calculo o IVA-Ajustado e não Recolho o ICMS/ST
3 - Eu não me Credito do ICMS Destacado na NF.

Estou correto em minha interpretação?

Aguardo retorno

Abraços

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Raphael Barbosa
Articulista

Raphael Barbosa

Articulista , Consultor(a) Tributário
há 8 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 13:31

Caro Eduardo Molinari, sobre sua posição:

1 - A Alíquota Interna do ICMS em SP é de 7%
Não, a alíquota é 18%, o que tem é uma redução de base de cálculo que gera carga tributária de 7% (Artigo 3º, inciso III, do Anexo II do RICMS/SP)

2 - Conforma acima, eu não calculo o IVA-Ajustado e não Recolho o ICMS/ST
Deve recolher o ICMS-ST sim, porém com o IVA original sem ajuste, pois o ajuste só existe quando a carga tributária interna é maior que a interestadual, caso contrário, não ajuste e nem dispensa o recolhimento.

3 - Eu não me Credito do ICMS Destacado na NF.
Exatamente, não há crédito.

Raphael Barbosa
Contador, tributarista e consultor
Email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade