x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 3.437

Mei - Inscrição Estadual

Ruben César

Ruben Cã©sar

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 11:59

Bom Dia,

Quero Me Formalizar Como MEI, como uma Loja de Autopeças. No Entanto, quando pergunto quais documentos Necessários para cadastro em certas Distribuidoras me dizem que será necessário Inscrição Estadual. Como faço para Solicitar a Inscrição, e quais tributos pagarei após obter a Inscrição Estadual ? Pagarei um valor Sobre minhas vendas ou compras ?

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 14:22

Boa Tarde,
Ruben

A Inscrição Estadual é devido a atividade que irá desenvolver, de comércio. Irá comprar e vender mercadorias, e subentende-se que irá emitir nota fiscal, correto? por isso a IE.

Irá se formalizar como "Comerciante de Peças e Acessórios Novos Para Veículos Automotores", cujo CNAE é 4530-7/03.

Para constituir o MEI pode ir no SEBRAE ou você mesmo acessar o portal do microempreendedor e fazer o cadastro.
Para a Inscrição Estadual o ideal é procurar um contador, para fazer todos os processos que precisa, habilitar para emissão de nf, etc.

Você não pagará tributos apenas por ter a IE. O MEI, respeitando o limite do faturamento, pagará somente o DAS único. Independe se fatura ou não, observando caso ocorrer de ficar afastado.

Os impostos principais, como o ICMS, são embutidos no custo. Todos os consumidores pagam o ICMS na compra. Mas não vai onerar mais o seu preço por isso, já é embutido no preço que vê na prateleira, digamos assim.

Ruben César

Ruben Cã©sar

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 12:56

Ok, Obrigado Marcos Nunes.

Mas tenho mais uma dúvida. Quando vir o Carnê para pagamento do Dia 20 (DAS) , vai vim só o valor das taxas ?

Comércio e Serviços - ICMS e ISS 44,00

ICMS / ISS 6,00

TOTAL 50,00

Ou virá cobrando um valor por cada nota fiscal emitida em meu nome ? Devido as compras efetuadas ?

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 13:10

Boa Tarde,

o DAS virá somente com o valor FIXO que citou.

Independe o faturamento, se faturou ou não, se teve compra ou não.

O Faturamento do MEI é observado no limite, atualmente R$ 60.000,00 anual, ou proporcional aos meses de R$ 5.000,00.

GABRIELA FONSECA

Gabriela Fonseca

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 14:11

Boa tarde Ruben,

Aqui na empresa já trabalhamos com muitos clientes MEI e percebemos que em alguns estados ele não é obrigado a abrir uma Inscrição Estadual, portanto o ideal seria verificar no SEBRAE do seu Estado para ter certeza.

O SEBRAE ajuda MUITO! Em vários casos tivemos que entrar em contato para preenchimento de cadastro, pois o SPED não aceita a I.E. como ISENTO e sim com o campo em branco.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: