x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.892

Tabela de Alíquotas ICMS

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 13:40

Prezados, boa tarde.

Alguém poderia me informar qual a alíquota do ICMS devo usar para uma revenda de mercadoria para o RS pessoa jurídica??

E se possível, se alguém tiver uma tabela das alíquotas.

Obrigada

juliana

Juliana

há 9 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 15:21

Oi Juliana

NCM 48195000
ORIGEM - SÃO PAULO
DESTINO - RIO GRANDE DO SUL...

COMO VOCÊ FAZ PRA ACHAR, PODE ME EXPLICAR, PQ NÃO SABIA QUE PRECISAVA DO NCM

OBRIGADA

Abdenio ramos de souza

Abdenio Ramos de Souza

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 15:38

Juliana , boa tarde

Provavelmente a Juliana precisa do NCM pra determinar se a mercadoria está sujeita a substituição tributária, faz ela muito bem.
Agora respondendo somente a sua pergunta,

A alíquota interestadual para os estados da região Sul e Sudeste *(exceto Espirito Santo) vai ser sempre 12%

Pro restante do Brasil (norte, nordeste e centro oeste, incluindo o Espirito Santo) será sempre de 7%

Há não ser que se trate de mercadoria importada, aí existe um benefício que a alíquota será sempre reduzida a 4%.

juliana santos

Juliana Santos

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 9 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 15:49

Boa Tarde Juliana,
neste site tem uma tabela com as alíquotas Interestaduais de ICMS
http://www.contabilidadenobrasil.com.br/aliquotas-internas-2016/
o único Estado que vi que não está atualizado a alíquota interna é Alagoas que passou de 17% para 18%.
a alíquota interestadual é:
para Estados do Norte, Nordeste, Centro Oeste e Espírito Santo tem alíquota interestadual de 7%
para os Estados do Sul e Sudeste tem a alíquota interestadual de 12%

eu te pedi o NCM para consultar na minha assessoria a alíquota interna da mercadoria que é de 18% conforme Decreto 52.250/2015.

eu tenho assinatura de assessoria tributária que me auxilia bastante nessas consultas, principalmente nos indices de st.

juliana

Juliana

há 9 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 16:17

Juliana e Abdenio, muito obrigada.

Então a primeira coisa que devo fazer e olhar o ncm?

Eu sou da area de dp e estou super perdida em tudo rs....

Algum de vcs tem algum manual rs alguma coisa onde eu possa aprender passo a passo sobre a parte fiscal? Vai ter que ser na raça.

juliana santos

Juliana Santos

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 9 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 16:58

você tem que olhar o NCM, origem da mercadoria se é nacional ou importado, se o cliente vai utilizar a mercadoria para revenda, industrialização ou consumo, se for de outro Estado tem que procurar saber se ele é ou não contribuinte de ICMS por causa do recolhimento do diferencial de alíquota, entre outras tantas coisas.
esta área é bem complexa, o melhor a fazer é verificar se na sua empresa tem um contador que entenda bem do assunto para te orientar, assinar uma assessoria e fazer um curso, mesmo que seja bem básico para se familiarizar com o assunto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade