x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 523

TRANSPORTE - mercadoria não aceita.

Natan Felipe

Natan Felipe

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 09:12

Bom dia.

Gostaria da opinião de vocês sobre uma situação:

Uma empresa realiza uma operação interestadual de venda para a Bahia. Chegando lá, o cliente recusa a mercadoria. O representante da empresa que remeteu a carga, consegue realizar a venda para outras empresas. Como o custo de transporte seria alto para o retorno e posterior envio novamente e a mercadoria já estaria na região, como a empresa remetente deve proceder nesse caso, para entregar a mercadoria para os outros clientes sem retornar ao estado de origem? É possível a operação?

Obrigado!

Natan Felipe
Contador
CRC: PR-068987/O-5
" A cruz sagrada seja a minha luz"
Mauricio Ramos

Mauricio Ramos

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 11:04

Natan Felipe
Ao meu ver a operação poderia ser feita o seguinte.
Nota fiscal de entrada da mercadoria recusada emitida pelo remetente, esclarecendo que a mercadoria foi recusada e qual o motivo da recusa.
Após a nota fiscal de entrada emitir a nota fiscal de saída dos produtos para o novo destinatário, sendo assim, a transportadora iria emitir novo conhecimento de transporte.

Natan Felipe

Natan Felipe

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 21 julho 2016 | 15:26

Obrigado!

A minha dúvida é, que essa devolução não irá voltar fisicamente ao estabelecimento. O CTE também, terá como origem na Bahia, sendo que o Remetente é do PR... Existe algum impedimento nisso?

Natan Felipe
Contador
CRC: PR-068987/O-5
" A cruz sagrada seja a minha luz"
silas jose santos

Silas Jose Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Faturamento
há 9 anos Sexta-Feira | 22 julho 2016 | 10:11

Bom dia,

Na minha opinião, seguindo a mesma do Natan Felipe, você trataria como se o caminhão estivesse voltado para sua porta, e depois você novamente enviaria ele para a Bahia, então você emitiria uma nota fiscal de devolução simbólica, especificando que trata-se de devolução por mercadoria recusada pelo destinatário (sempre especificar detalhadamente nos dados adicionais), e depois emite uma nova nota fiscal de venda para o outro cliente, colocando dados de transportador, etc.. e pedindo ao transportador para emitir um CT-e referente ao "transporte",

Att

Silas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade