Suely Gorni
Bronze DIVISÃO 2 , Não InformadoGostaria de saber se incidência de icms na transferência de imobilizado da Matriz para Filiais, de mesmo Estado e em Estados diferentes.
respostas 7
acessos 48.734
Suely Gorni
Bronze DIVISÃO 2 , Não InformadoGostaria de saber se incidência de icms na transferência de imobilizado da Matriz para Filiais, de mesmo Estado e em Estados diferentes.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Suely, em trabalhos e consultas que observei correntes que dizem que devem ser tributados normalmente, inclusive recolhidos o diferencial de alíquotas de transferências entre Estados distintos, você deve observar que uma empresa irá debitar na saída, mas a outra empresa irá se creditar na entrada, ficando como despesa ou custo somente o diferencial de alíquota, veja nos links abaixo os trabalhos;
www.fiscosoft.com.br
http://www.fiscosoft.com.br/indexsearch.php?PID=126355
Observei outros trabalhos que dizem não serem tributados, mas com decisão judicial, portanto vale dizer que você precisa fazer uma consulta no Posto Fiscal do seu Estado para verificar qual a prática e orientação à seguir, veja matéria das correntes que ~dizem que não incide;
http://br.vlex.com/vid/41488848
Cíntia Dantas Carvalho
Articulista , Analista ContabilidadeBom dia!
Na minha empresa estamos com a mesma situação. Transferencia de Imobilizado do Estado do Rio para Bahia ou São Paulo.
Não consegui chegar num consenso ainda.
Alguem poderia me ajudar?
Cíntia Dantas Carvalho
Articulista , Analista ContabilidadeNa transferência de um bem permanente do estado do Rio para o estados de São Paulo tenho que recolher o ICMS e a contabilização se dá da seguinte maneira:
D ICMS sobre transferencias
C ICMS a recolher
Porém na entrada desse bem pelo estado de SP não tenho incidência do imposto na Nota fiscal porém a legislação permite que eu me aproprie via CIAP do crédito de ICMS desse bem uma vez que fará parte da minha produção agora no estabelecimento que recebemos tal ativo. Mas como nao destaco na nota fiscal o ICMS a recuperar como fecho a contrapartida da conta ICMS sobre transferência?
Se alguem puder me ajudar ficarei muito agradecida.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Olá, bom dia Cíntia!
Olha, neste caso creio que pode ser criada uma conta auxiliar de ICMS à recuperar e ir fazendo as transfereências 1/48 mensalmente para a conta "titular" e de apuração do ICMS.
Mas, estamos na sala de Legislação Estadual, pesquise na sala de Contabilidade, talvez você encontre tópicos à este respeito, se não encontrar pode abrir um novo.
Abraços.
Cíntia Dantas Carvalho
Articulista , Analista ContabilidadeMuito obrigada Gilberto.
Abraços.
Cíntia
Marcelo Parente
Bronze DIVISÃO 5 , Advogado(a)Olá, gostaria de saber se no mesmo estado e municipio não há tributação de transferencia para comercialização?
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Boa tarde Marcelo Parente!
Pelos trabalhos e pesquisas efetuadas este fato de ser mesmo estado e município não altera em nada na tributação.
Como falei acima, a questão do ICMS, debita em uma empresa na saída e credita na outra na entrada, não há perdas para a empresa.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade