x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 10.996

Substituição Tributaria

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 6 maio 2009 | 09:30

5.401 -> Venda de produção do estabelecimento em operação com produto sujeito ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto.

Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados ou produzidos pelo próprio estabelecimento em operações com produtos sujeitos ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto. Também serão classificadas neste código as vendas de produtos industrializados por estabelecimento industrial ou produtor rural de cooperativa sujeitos ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto. (Descrição conforme Ajuste SINIEF 05/2005)


5.405 -> Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído.

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros em operação com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído.

5.403 -> Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto.

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, na condição de contribuinte substituto, em operação com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária.

6.404 -> Venda de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, cujo imposto já tenha sido retido anteriormente.

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, na condição de substituto tributário, exclusivamente nas hipóteses em que o imposto já tenha sido retido anteriormente.

CST (Código de Situação Tributária)

O Código de Situação Tributária foi instituído com a finalidade de identificar a origem da mercadoria e identificar o regime de tributação a que esta sujeita a mercadoria, na operação praticada. É composto por três dígitos, onde o 1° dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS, com base na Tabela B.


TABELA A ORIGEM DA MERCADORIA
0 Nacional
1 Estrangeira Importação direta
2 Estrangeira Adquirida no mercado interno


TABELA B TRIBUTAÇÃO PELO ICMS
000 Tributada integralmente
010 Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária
020 Com redução de base de cálculo
030 Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária
040 Isenta
041 Não tributada
050 Suspensão
051 Diferimento
060 ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária
070 Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária
090 Outras

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
LEILA AP. DE ANDRADE

Leila Ap. de Andrade

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 14:20

Boa Tarde

tenho um cliente que comprou PAPEL CHAMES A4 ( NCM 48025610) do Estado de GO, mas para meu cliente è DESPESA/CONSUMO, por se tratar de merc. com ST no Estado de SP., gostaria de saber se meu cliente neste caso recolhe diferencial de aliquota ou não.

grata, aguardando a resposta

Edson Azevedo

Edson Azevedo

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 12 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 13:40

Olá..
Como industria ao vender pra cliente comercio uso a natureza 5.405 ao efetuar uma venda para pessoa física qual seria a natureza e é cobrado ICMS SUB. do mesmo?

luiza maria da silva santiago

Luiza Maria da Silva Santiago

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 14:37

Entao é porque é assim, foi registrado como varejista de produtos de higiene pessoal, perfumaria, mas é um salão de cabeleireiro, então nao emito nota fiscal e sim uso a maquina de cartao de credito para debitar e creditar, acontace que preciso gerar o PGDAS e isso tenho que colocar tudo que entro no mes aí a PERGUNTA é : vem escrito no PGDAS comercio varejista COM subistituiçao ou SEM subistituição, essa é minha pergunta...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.