x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.429

Substituição Tributária

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 17 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 14:20

Boa tarde!

Qual o procedimento correto para venda de medicamentos e cosméticos de São Paulo para Santa Catarina??
Como não existe protocolo assinado com São Paulo, e Santa Catarina tem substituição interna, não sei como fazer o cálculo da substituição tributária e se devo enviar a nota já com uma GNRE do valor do ICMS-ST pago.
A obrigação de recolher o imposto e do emitente ou do destinatário??

Obrigada!!

Erick Rijo de Figueiredo

Erick Rijo de Figueiredo

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a) Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 15:09

Entende-se por substituição tributária o recolhimento do imposto por terceiros que não o estabelecimento que tenha dado origem ao fato gerador do imposto.

No caso relatado em particular, o recolhimento é retido por antecipação pelo estabelecimento que tenha industrializado ou importado o produto, que recolhe o imposto pelo restante da cadeia de distribuição.

É feita a transferência do recolhimento entre Estados da Federação quando existe Convênio ou Protocolo entre a unidade da federação de onde saiu e para onde foi remetida a mercadoria. Assim, o imposto seria recolhido pelo contribuinte localizado estado emitente que tenha efetuado venda de produto a comerciante localizado em estado signatário de Protocolo.

Entre estados não signatários de protocolo, não existe a obrigatoriedade do recolhimento do ICMS por substituição tributária, bem como não existe obrigatoriedade de recolhimento antecipado quando a venda é efetuada a consumidor final.

Atual: Consultoria de implantação de sistemas
Área de atuação: Escrituração contábil e fiscal - Custos - apuração.
Erick Figueiredo
Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 17 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 15:23

Erick, então eu não preciso fazer o cálculo da substituição tributária na minha nota de venda? E se eu mandar essa nota sem o ICMS-ST, quando chegar na barreira a minha mercadoria não ficará presa por falta do recolhimento da GNRE?
Porque já me informaram que quando o estado tem substituição interna, na entrada da mercadoria é exigido o recolhimento do ICMS-ST. Por isso fiquei na dúvida de como emitir essa nota.

Obrigada pela atenção!

Ana

Erick Rijo de Figueiredo

Erick Rijo de Figueiredo

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a) Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 10:10

Te disseram certo, Ana: quando o Estado de destino tributa algum produto com retenção de ICMS por substituição tributária, é necessário o destaque quando enviado para futura comercialização (para comerciante).

Agora não tem destaque quando:
1) Destinado a consumo de contribuinte - Neste caso se sujeita à tributação pelo Diferencial de Alíquota, que é a diferença entre a alíquota de transferência entre o estado de origem e a alíquota interna do estado de destino. Exemplo: envio para Santa Catarina diferença entre os 12% (alíquota de transferência) e os 18% (alíquota interna).

2 ) Destinado a não contribuinte.

3) Destinado a Estado da Federação que não tenha tributação de ICMS retido por substituição tributária.

Atual: Consultoria de implantação de sistemas
Área de atuação: Escrituração contábil e fiscal - Custos - apuração.
Erick Figueiredo
Fabio Almeida Ribeiro

Fabio Almeida Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 17 anos Quarta-Feira | 3 junho 2009 | 16:37

Boa tarde,
Estou com uma dúvida sobre mercadoria adquirida de santa Catarina e que vem sem o destaque da Substituição tributária.
Classificação Fiscal 8517
os telefones e os interfones já estamos efetuando as retenções e pagando as guias de ST,
a Duvida é referente as Centrais e placas de ramal. Pois também consta o Prefixo da Classificação Fiscal 8517, mas não há a descrição dessa mercadoria nos itens 5, 6 e 7 da portaria Cat 86.

O Fornecedor entende que não há substituição desses itens, uma vez que não estão descriminado esses produtos na portaria Cat, em contra partida, a nossa contabilidade alega que temos que fazer a antecipação tributária também desses itens, pois eles entendem que tudo que começa com 8517, tem substituição.
Alguém pode me ajudar?

Desde já, muito obrigado

Fábio

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies