x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.133

Regulamentação prestãção serviço

Catarina Trindade

Catarina Trindade

Bronze DIVISÃO 1 , Fotógrafo(a)
há 15 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 10:05

Bom dia pessoal, tenho uma dúvida...sou fotógrafa e trabalho com eventos sociais (média de 1/2 eventos ao mês) No momento que o cliente contrata meus serviços de foto & vídeo eu emito um recibo simples do serviço prestado, gostaria de saber se esta prática é irregular, se sou obrigada pagar algum imposto municipal.

Desde já agradeço a atenção.

Editado por Catarina Trindade em 19 de maio de 2009 às 10:11:44

Catarina Trindade
SBCampo/ São Paulo

"Só sei que nada sei."
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
Erick Rijo de Figueiredo

Erick Rijo de Figueiredo

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 10:18

Você deve procurar a Prefeitura de São Bernardo do Campo e se inscrever como prestadora de serviços. Só assim estará regular junto à Prefeitura.

Atual: Consultoria de implantação de sistemas
Área de atuação: Escrituração contábil e fiscal - Custos - apuração.
Erick Figueiredo
Catarina Trindade

Catarina Trindade

há 15 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 11:00

Bom dia Erick, muito obrigada pela sua resposta!!!

Esta é justamente a minha dúvida por se tratar de um serviço eventual que faço em casa e aos finais de semana (não tenho Site, publicidade, etc...meus trabalhos sempre são por indicação de outros clientes)...gostaria de saber se assim é visto como atividade regular de prestação de serviço...inclusive tenho um vínculo empregatício em outro segmento de 2ª á 6ª...

Desde já agradeço as respostas!!!

Bom dia!!!

Catarina Trindade
SBCampo/ São Paulo

"Só sei que nada sei."
Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 11:37

Catarina

Você é assalariada e tem fonte de renda comprovada. Se eu fosse você nem se cadastraria na Prefeitura como fotógrafa, visto que esse cadastro resultará na cobrança de ISS fixo.

Agora, se você for contratada por uma empresa, muito provavelmente eles questionarão sobre a existência da inscrição municipal.
Outro 'benefício" da inscrição é a possibilidade da confecção de notas fiscais .

Catarina Trindade

Catarina Trindade

há 15 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 11:54

Bom dia Anderson, obrigada pela resposta!!!!

Foi o que pensei, entretanto no momento em que recebo pelo meu serviço prestado como fotógrafa e não emito nota fiscal e não pago impostos sobre estes valores...fico com um certo receio em exercer a atividade de maneira tão informal tendo um valor relativamente elevado por cada prestação de serviço...(média de R$ 900,00 por serviço contratado)...o lucro dependerá do pacote escolhido...gostaria apenas de estar regular...mas como você disse desta possível complicação em relação a inscrição municipal...não sei como proceder de forma LEGAL...

BOm dia!!!!

Catarina Trindade
SBCampo/ São Paulo

"Só sei que nada sei."
Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 12:00

Catarina, visto o alto valor recebido aos finais de semana, é recomendável que vocÊ efetue a inscrição municipal.
R$ 900,00 por final de semana está longe de ser um simples hobbie, além do mais você precisará recolher mensalmente o carnê leão sobre o total dos rendimentos autônomos como fotógrafa (dedezindo as despesas legais)
Vá até a Prefeitura de São Bernardo e pergunte sobre o valor mensal do ISS fixo, dependendo da atividade pode até ser um valor insignificante.

Catarina Trindade

Catarina Trindade

há 15 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 12:56

Olá Anderson, acho que não expressei corretamente...não é R$ 900,00 por final de semana...normalmente é o valor cobrado por 'pacote'....que inclui os serviços prestados em determinado evento...este inclui fotos, álbum, filmagem, banner, etc...o pagemento normalmente faço com cheques ´pré datados que até a entrega dos serviços são compensados...

Vou seguir seu conselho e me informar junto a prefeiutura de SBCampo para ver este valor de contribuição.

BOM DIA!!!!

Catarina Trindade
SBCampo/ São Paulo

"Só sei que nada sei."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade