x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 34.170

escrituração de nf complementar de icms

Vania Xavier

Vania Xavier

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 09:45

OlÁ!

Estou numa duvida recebi uma nf complementar de icms, onde o valor da nota é zerado , porém tem, a base de calculo e o valor do icms, mas na Gia se eu não colocar o valor contabil, que nada mais é do que a própria base de calculo, a Gia dá erro informando que a base de calculo é maior que o valor contábil, então neste caso, como fazer para escriturar nos livros fiscais, bater os valores da Gia com Sped Fiscal desta nf??

Agradeço a atenção!

Vania

Vania Xavier

Vania Xavier

há 8 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 11:43

Olá Eduardo,

Não tem operação especial não, é uma nota complementar de icms ref a uma nf de devolução de venda em que meu cliente não destacou o icms próprio, por isso eu pedi a complementar, porém essas nfs são emitidas com valor total O correto?

Somos RPA e no preenchimento da Gia ICMS 8.1se o valor contábil fica a menor qua a base de cálculo ela não consiste entendeu?

Neste caso, não vejo outra forma, se não colocar o valor contabil = base para a gia poder consistir, mas será que pode fazer isso??

Conhece algum caso assim?

Vania

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 09:14

Vania Xavier,

Logo a nota fiscal que corresponde esse complemento não deve ter base e nem valor de icms, para que a soma das duas notas formem a correta, na nota fiscal que faltou o icms, a base do mesmo não pode ficar em outras.

Vania Xavier

Vania Xavier

há 8 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 11:00

Adailson,
No caso como lanço a nf complementar no sistema, tudo valor zerado, não consegui entender até hoje o que devo fazer??
O valor da base + icms da nf complentar eu informo na primeira nf de origem??

Tá confuso de entender...

Vania

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2016 | 11:45

Bom dia a todos,

Vania,

A GIA/ICMS nada mais é do que a apuração do imposto sobre a circulação de mercadoria e seus afins, entretanto a validação consiste apenas no quesito de débito e crédito e somatória dos saldos, ou seja, nos casos em que foram concedidas notas fiscais para repor a operação anterior o sistema não irá entender a dinâmica de emissão, diferentemente do SPED Fiscal, portanto se na ocorrência você der 2 (dois) "cliques" sobre este a validação se dá por satisfatória.

O lançamento deverá ser pelo mesmo fato gerado, em via de regra se a emissão consta a base de cálculo do ICMS e o valor correspondente, assim será.

Se houver alguma dúvida, volte a postar.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Gisele Tavolone Silva

Gisele Tavolone Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 14:20

Boa tarde!

estou reabrindo esse tópico, pois estou com problemas...
em 01/2016 recebi uma nf que deveria ser icms destacado. Como precisava da mercadoria, recebemos os produtos e lancei a nf com cfop 1.102, com valor total e outras ("3") e cst 090. A empresa fornecedora, dentro do periodo de apuração, me enviou a nf de complemento de icms, destacando a base de calculo do icms e valor do imposto, onde fiz o lançamento fiscal desses campos, tbm com cfop 1.102.
Realmente se pegarmos a totalização desse cfop, existe uma diferença se somarmos as colunas bc icms + outras + isentos + Outros impostos, com o valor contabil, devido a diferença das notas acima, por serem duas e uma se tratar de nf de origem e outra complementar.
Porem, validei minha gia e meu sped fiscal e entreguei.
Porem, pra minha surpresa, pois enviamos as informações ao municipio atraves da Dipam, a fiscalização municipal está me exigindo substituição dessa gia...
Alguém pode me orientar se os lançamentos fiscais de escrituração que fiz estao corretos?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade